Atual e moderno prédio do Legislativo itabirano
A 1ª Câmara Municipal iniciou seus trabalhos em outubro de 1833, quando a Vila de Itabira do Mato Dentro deixou de pertencer a Caeté e adquiriu pleno poder sobre suas decisões
06/10/2023 – A 1ª Câmara Municipal de Vereadores de Itabira iniciou seus trabalhos no dia 7 de outubro de 1833, quando a Vila de Itabira do Mato Dentro deixou de pertencer a Caeté e adquiriu pleno poder sobre suas decisões. Foram sete membros eleitos pelo povo: Major Paulo de Souza, que foi o primeiro presidente e vereador mais votado, obtendo 874 votos; major Joaquim da Costa Lage; padre Manoel Pinto Ferreira; João Antônio de Freitas; José Luiz Rodrigues de Moura; padre José de Freitas Rangel e José Maria da Cunha Porto.
Sua primeira sede localizava-se na praça do Centenário, nº 116 e por lá funcionou por mais de um século.
Em 1971, a sede mudou para o antigo prédio do Clube Atlético Itabirano, à rua Tiradentes (em frente onde funciona, hoje, o Banco do Brasil). Mas, um incêndio ocorrido no mesmo ano, destruiu toda a estrutura da Casa e consumiu os arquivos e a história do Legislativo itabirano, dizimando documentos importantes de seu acervo político-cultural.
Até a construção do atual prédio da Câmara Municipal, ela mudou mais três vezes de endereço: para o prédio do Ginásio Sul-Americano, na rua Guarda-Mór Custódio; para a rua Dom Prudêncio, 37; e no período de 1983 a 1984 voltou ao casarão da praça do Centenário, 116, que foi acrescido de um andar superior, no final do século XIX, passando a funcionar num mesmo local o Legislativo, a cadeia pública, o Fórum e a Prefeitura.
Em 1991/1992, durante o governo Luiz Menezes e sob a presidência do Vereador Cácio Duarte Guerra, foi construída sua sede própria à avenida Carlos Drummond de Andrade, 651, Centro, e seu espaço físico pode ser assim dividido:
Gabinete da Presidência;
Diretoria Geral, responsável pela administração da Câmara
Gabinetes dos Vereadores;
Plenário para reuniões ordinárias e solenidades;
Plenarinho Monsenhor José Lopes (utilizado para reuniões e atividades diversas);
Procuradoria Jurídica, onde são protocoladas as leis, acontecem as Reuniões das Comissões Legislativas e tramitam documentos de ordem jurídica;
Secretaria Geral,
Serviço de xerox;
CPD;
Setor de Contabilidade;
Setor de Pessoal;
Serviço de Cantina.