Câmara de Santa Maria aprova sem fundamento nota de repúdio contra notícias veiculadas em site

Sessão da Câmara de Vereadores em abril de 2023 (foto: rede social HPE)

Pedido fútil deixa claro o interesse da presidência em tentar intimidar a imprensa

A Câmara de Santa Maria de Itabira aprovou em plenário, conforme Ata lida no dia 8 de maio, nota de repúdio infundada contra reportagens publicadas nos dias 21 e 26 de abril no site “ofolhapopular.com.br”, com os títulos “Prefeitura de Santa Maria repudia informação de que não tem interesse em custear internações” e “Pressionado, Rodrigo do Bar volta atrás e anuncia ajuda para o hospital”.

Na primeira matéria, foi noticiado o possível fechamento do setor de internação do Hospital Padre Estevam (HPE) e demissão de 14 funcionários por falta de recursos, conforme nota do hospital.

Foi informado também que a Prefeitura não custeava o setor de internação, e sim de urgência e emergência conforme acordo com a direção da entidade e que a Câmara, em gestões passadas, fez diversas indicações de repasses ao HPE. Na gestão de Jair Lino de Carvalho Lage, em 2022, por exemplo, foi indicado no decorrer do ano R$ 240 mil, o que não era certo, até o dia 20 de abril, se aconteceria indicações na gestão 2023 de Rodrigo Reis “do Bar” (CID).

Na segunda matéria, “ofolhapopularinformou que por falta de recursos, principalmente devido ao não posicionamento, até o dia 21 de abril, da presidência da Câmara de Vereadores, o setor de internação do hospital poderia ser desativado.

Em momento algum a reportagem apontou que a Câmara não faria repasse, conforme tenta justificar a nota de repúdio pleiteada pelo presidente Rodrigo do Bar. A reportagem apenas informou que a presidência não havia se posicionado até o dia 21/04 se faria a indicação de repasse para manter o setor de internação, como fizeram os ex-presidentes.

A falta de posicionamento de Rodrigo do Bar rendeu comentário na rede social do HPE, com resposta do HPE relacionada justamente a falta de posicionamento, até então, de Rodrigo do Bar.

HOSPITAL PADRE ESTEVAM CONFIRMA FALTA DE RESPOSTA DO LEGISLATIVO DIA 22 DE ABRIL

VEJA ABAIXO PRINT DA RESPOSTA DO HPE A INTERNAUTA

Curiosamente, após o anúncio do possível fechamento do setor de internação do HPE no dia 20/04, e matéria publicada pelo site “ofolhapopular” dia 21, o Legislativo acionou o diretor do hospital Ari Virgílio para participar da sessão de segunda-feira (24/4), quando foi informada a indicação, e repasse imediato, de R$ 20 mil para manter a unidade de internação e que “esta indicação seria a primeira de várias outras no decorrer deste ano”.

A direção do Folha Popular, impresso que circula em Itabira e microrregião há 20 anos, e site “ofolhapopular.com.br, entende que o pedido de nota de repúdio peca pela compreensão acriançada do Legislativo e mais, considera a ação como uma forma de tentar intimidar a imprensa de noticiar fatos que ofuscam a vaidade e abalam interesses políticos escusos.

Para fins jurídicos, o Folha Popular solicitou, por meio de ofício protocolado no dia 11 de maio na Câmara, cópia da Ata aprovada no dia 8 de maio.

  • Veja as matérias que motivaram a nota de repúdio

Prefeitura de Santa Maria repudia informação de que não tem interesse em custear internações

Pressionado, Rodrigo do Bar volta atrás e anuncia ajuda para o hospital