Ato reuniu estudantes e autoridades na fachada da Câmara de Itabira
O Dia da Bandeira é comemorado no dia 19 de novembro, como simbologia criada para marcar o fim do Império e o início da República no país
21/11/2023 – Na tarde desta terça-feira (21), a Câmara Municipal de Itabira realizou um ato cívico em comemoração ao dia da bandeira.
Participaram da cerimônia vereadores, o representante do 26º Batalhão da Polícia Militar de Itabira; capitão Flávio Batista, comandante do Corpo de Bombeiros de Itabira; 1º tenente Jocélio Gonçalves de Souza, servidores e os alunos da Fundação Itabirana Difusora do Ensino (Fide).
O ato teve como objetivo resgatar a tradição e o respeito ao símbolo nacional que representa o patriotismo e o valor cívico. Além de manter viva a tradição de uma nação, o hasteamento da bandeira nacional é obrigatório no país, nos dias de festas ou de luto nacional em todas as repartições públicas.
Alunos da Fide, militares e o presidente da Câmara durante hasteamento das bandeiras
O presidente da Câmara, Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), convidou o capitão Flávio Batista, 1º tenente Jocélio Gonçalves de Souza e os três alunos Lucas, Antonella e Maria Fernanda da Fundação Itabirana Difusora do Ensino -FIDE para o ritual de hasteamento das bandeiras na área externa do prédio.
As novas bandeiras foram hasteadas respeitando a seguinte ordem: ao centro e mais alta a bandeira do Brasil, ao lado direito a bandeira de Minas Gerais e à esquerda a de Itabira.
As bandeiras antigas, que já estavam desgastadas pelo tempo, foram entregues ao capitão Flávio Batista que, em acordo com a Lei no 5.700, de 1º de Setembro de 1971, deverão ser incineradas no Dia da Bandeira.
Heraldo Noronha (foto) disse que: “Esta é uma data muito importante para que nós, patriotas, possamos demonstrar amor pelo país. No dia 19 de novembro comemoramos o dia da bandeira e nós, do Legislativo, realizamos essa ação simples, porém significativa para expressar nosso respeito às bandeiras e a nação”.
Luto Oficial do Estado
O governador decretou luto oficial de três dias no estado em razão do falecimento do ex-governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho, que morreu, na manhã desta segunda-feira (20/11), aos 78 anos. Ele foi governador do estado entre abril e dezembro de 2014, após o então governador Antonio Anastasia renunciar ao cargo. Alberto também foi deputado estadual por quatro mandatos consecutivos e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por dois mandatos. Desta forma a bandeira do Estado de Minas Gerais foi hasteada a meio mastro.
Decreto de luto oficial não é feriado e funciona apenas como uma homenagem do país e da nação para a pessoa que faleceu e que teve representatividade no Brasil, estado ou município.