Câmara de Itabira institui 2024 como ano do centenário de Maria Gregório “Tita”

Proposta foi aprovada por todos os vereadores na sessão de terça-feira (10)

Matriarca é figura potente na luta pelos direitos do Quilombo Santo Antônio

11/10/2023 -Em sua reunião ordinária da tarde de terça-feira (10), a Câmara Municipal de Itabira aprovou o envio de dez requerimentos de vereadores e dois projetos de lei. Os vereadores aprovaram em primeiro turno a instituição de 2024 como o Ano Municipal do Centenário de Maria Gregório Ventura “Tita”, matriarca do Quilombo do Morro Santo Antônio.

De autoria do vereador José Júlio Rodrigues “Combem” (PP), o projeto de lei reforça no Legislativo a pauta de reconhecimento da luta do povo afro itabirano. Diz a justificativa do projeto que Tita vai completar 100 anos em 2024 e continua no ativismo em benefício do povo preto, na busca dos espaços e direitos da sua comunidade. É referência em vários projetos universitários Uemg, Unifuncesi e referência na comunidade, para onde retornou entre os anos de 2000 a 2003, por seus ensinamentos e conhecimentos ancestrais.

É a mulher mais idosa, vista como a matriarca do Quilombo Morro Santo Antônio. Filha única de Ernestina de Maia, que segundo seus ancestrais era uma jovem mãe que exercia grande representatividade na formação inicial da comunidade.

Perdeu a mãe cedo e com a ajuda dos tios, precisou deixar o Quilombo por causa das maldades da madrasta indo mais tarde trabalhar em casas de pessoas poderosas em Itabira e Belo Horizonte. Rodou todo o país levando por onde passava seus conhecimentos de ervas medicinais adquiridos na comunidade onde nasceu.

Segundo mostra o autor do projeto na elaboração da justificativa, sua história de vida cercada de preconceito e muitas vezes violência desde a infância, se tornou sinônimo de luta e resistência.

Na sessão parlamentar da semana, ainda foi aprovado projeto de lei de denominação de uma rua e outras 14 homenagens, por meio de requerimentos de moção de aplausos.

Na palavra aberta, os vereadores tiveram a oportunidade de trazer à discussão preocupações variadas e o que consideram avanços e conquistas.

A próxima sessão ordinária será realizada no dia 16 de outubro, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Itabira.