(FOTO) Estudantes do Parlamento Jovem, de camisas verde, participaram da sessão. Projeto só será suspenso em setembro
A sessão legislativa desta terça-feira (23), foi marcada pelo anúncio da suspensão dos vereadores Weverton Júlio de Freitas Limões “Nenzinho” (PMN), que está preso por suspeita de cobrar parte de salários de seus assessores “rachadinha” e Agnaldo “Enfermeiro” (PRTB), que responde pelo mesmo crime e está foragido.
O presidente da Câmara Municipal de Itabira, após o comunicado, disse que os suplentes, José Júlio Rodrigues “Júlio do Combem” (PP) e Luciano Sobrinho (PRTB), serão empossados em breve..
Quanto aos projetos da pauta, o plenário aprovou, por unanimidade, todos os projetos discutidos em segundo turno.
Com emenda modificativa do vereador Rodrigo Assis Diguerê (PRTB), a primeira matéria a ser discutida e aprovada, foi o PL 57/2019, instituindo a regulamentação da emissão de ruídos do Município de Itabira, de autoria dos Vereadores Paulo Soares (PRB), Rodrigo Assis Diguerê (PRTB), Solimar José da Silva (Solidariedade) e Reinaldo Soares de Lacerda (PHS).
Segundo o autor, a emenda também debatida e aprovada, se fez necessária para o aperfeiçoamento da lei.
Também foi aprovado em segunda discussão e votação, com duas emendas supressivas a dispositivo do Anexo III, dos Vereadores Jovelindo de Oliveira Gomes (PTC) e Weverton Andrade Vetão (PSB), o PL 74/2019, proposto pelo Prefeito Municipal, autorizando a desafetação de áreas verdes e a alienação de bens imóveis.
Por fim, os outros projetos de autoria do Prefeito Municipal, aprovados pelo plenário, foram, o PL 75/2019, autorizando o Poder Executivo a doar áreas de terras ao Fundo de Arrendamento Residencial – FAR, representado pela Caixa Econômica Federal, o PL 76/2019, autorizando o Município de Itabira a adquirir por doação os imóveis que especifica, e o PL 78/2019, alterando a Lei n° 5.115, de 2019, dispondo sobre o Plano de Cargos Específico dos Servidores Públicos da Secretaria Municipal de Saúde, devido a um erro material.
Requerimento
O projeto do vereador Solimar José da Silva (Solidariedade), de N° 43/2019, solicitando uma audiência pública para tratar sobre a paralisação da extração mineral no Município de Itabira, e a “Moção de Aplauso” requerida pelo vereador Adélio Martins da Costa (MDB), para homenagear a equipe da UNA, representada pelo diretor Cleiton Miranda, pelo investimento e grandeza que esta entidade representa para nossa região também foram aprovados.
Uso da Tribuna
O Vereador Reinado Lacerda (PHS), utilizou a Tribuna para falar sobre algumas indicações de seu gabinete, que segundo ele, vem gerando resultados.
Em sua fala, o vereador informou que em conversas com o poder executivo, conseguiu articular diversas melhorias para a população.
Citou como uma de suas indicações, a segunda parte da obra da Avenida Machado de Assis, que ligará os bairros Hamilton ao Gabiroba, informando que o Prefeito intendeu a importância de seu pedido e já inseriu a execução da obra ao projeto.
Também mencionou que no começo de 2018, solicitou a Casa o asfaltamento dos morros na zona rural, alegando que em época de chuva, os escolares tem dificuldades em passar, e os moradores da região sofrem com a situação, destacando que agora o pedido será atendido em diversas localidades.
Por fim, afirmou que não só as ações expostas em Tribuna, mas diversas outras irão beneficiar a população Itabirana.
Comunicado
Ainda na tarde de terça-feira (23), o presidente anunciou que a suspensão temporária das atividades do Parlamento Jovem, foi adiada para o mês de setembro, com possibilidade de retorno em fevereiro de 2020.