‘Atendendo meu coração, eu me apresento como opção’, diz Ronaldo Magalhães

Em reunião do PTB, Ronaldo confirma pré-candidatura à releição e destaca trabalho realizado

O prefeito de Itabira, Ronaldo Lage Magalhães, anunciou nesta segunda-feira (10) sua pré-candidatura à gestão da cidade, reforçando seu desejo e compromisso em continuar investimentos históricos no município. A decisão foi comunicada em reunião extraordinária do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita).

“Antes de tudo, reafirmo o meu compromisso, a minha garra e a minha determinação de fazer, em 2020, um fechamento extraordinário do nosso atual mandato. A certeza é única e clara: em 31 de dezembro deste ano, Itabira estará em situação extremamente melhor que aquela que encontramos há três anos”, disse Magalhães, que conclui em 2020 seu segundo mandato como chefe do Executivo Municipal.

O santa-mariense, pai de quatro filhos e avó de três netos, conduz uma administração pública com resultados notórios. Ao longo dos últimos três anos, o município vem se recuperando de uma profunda crise. Hoje, obras públicas e privadas estão a todo vapor. A Prefeitura investe em infraestrutura viária, a exemplo das obras de extensão da avenida Machado de Assis e avenida Espigão; tratamento e abastecimento de água, tendo como ápice as obras do anel hidráulico; preservação histórica; saúde e segurança pública.

As obras são responsáveis, diretamente, pela retomada do fôlego na geração de empregos, segundo dados do Ministério da Economia. A cidade registrou em 2019 sua melhor performance na criação de vagas formais de trabalho dos últimos sete anos.


FOTO: Grande público acompanhou a reunião

Os investimentos se concentram, também, em educação, transformando uma economia com base mineral em uma economia do conhecimento, dada a ampliação da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), inovações de mercado e a chegada de novas instituições.

“Herdamos uma dívida de quase R$ 150 milhões e um déficit anual de R$ 100 milhões. E é bom que todos se lembrem: o prefeito anterior foi eleito com o maior percentual da história do município: 70% dos votos. Eu, inclusive, fui derrotado naquele pleito. Mas, por ironia do destino ou missão divina, o sucedi quatro anos depois, para consertar os estragos deixados. Com um grande empenho da nossa equipe de governo, estamos mantendo em dia o pagamento dos servidores e dos fornecedores da Prefeitura. Em meio a tanta adversidade, ainda foi possível realizar diversos investimentos”, enfatizou Ronaldo Magalhães.

Bagagem
Obras conduzidas pela gestão de Ronaldo marcaram o desenvolvimento social e econômico de Itabira. Em sua estreia como administrador do município, entre 2001 e 2004, Magalhães atuou na construção das avenidas Mauro Ribeiro e Li Guerra, dos canais dos bairros Praia e Gabiroba, além de viabilizar tratamento de esgoto e a construção do Museu do Tropeiro, primeiro equipamento turístico da Estrada Real.

O projeto para trazer a Itabira um campus da Unifei – as atividades no campus começaram em 2008 – também iniciou em sua primeira gestão. “Esse meu comprometimento com Itabira é a realização do sonho maior da minha vida. Esse sonho, portanto, é fruto do meu eterno amor por essa cidade”, disse, emocionado.

Futuro
O projeto de Ronaldo para a candidatura à releição prevê a continuidade dos investimentos de pequeno, médio e grande porte, e vão de encontro ao emblemático projeto Itabira 2025, pensado há mais de 20 anos quando o atual prefeito ocupava o posto de presidente da Acita. O ano 2025, à época, foi traçado como o instante em que Itabira estaria de fato pronta para a transição da sua diversificação econômica.

“Honestamente, atendendo ao sentimento que vem de dentro do meu coração, eu me apresento como a opção para fazer esse ponto de inflexão com a Itabira de 2025. Eu me encontro bastante preparado para administrar a cidade nesse tempo histórico. E, por isso, comunico respeitosamente ao partido e à comunidade, que sou pré-candidato a prefeito”, concluiu Ronaldo Lage Magalhães.