A entidade ficará responsável ainda pela fiscalização de academias, núcleos e demais espaços onde o taekwondo for praticado
26/03/2025 – Tramita na Câmara Municipal de Itabira projeto de lei que cria regras para o ensino e a prática do taekwondo.
O texto de autoria da vereadora Jordana Madeira Dias (PSB) reconhece a Associação Crianças do Amanhã (ASCA), como a entidade oficial responsável por estruturar, coordenar, administrar, normatizar e apoiar a prática do taekwondo em Itabira.
A entidade ficará responsável ainda pela fiscalização de academias, núcleos e demais espaços onde o taekwondo for praticado, assegurando que estejam adequados às normas de segurança e regulamentação esportiva estabelecidas pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e pela Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (FTEMG).
A ASCA já desenvolve um trabalho de extrema relevância social e esportiva, atendendo centenas de crianças e jovens, além de promover eventos, capacitação e formação de atletas e instrutores.
A partir dessa lei, será conferida à associação legitimidade para dirigir, controlar, difundir e incentivar a modalidade em todos os níveis no município.
“Ao consolidar a ASCA como órgão regulamentador do taekwondo no município de Itabira, visa garantir que a prática da modalidade seja desenvolvida de forma estruturada, segura e em conformidade com os padrões técnicos estabelecidos pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e pela Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (FTEMG)”, justificou a vereadora em ofício protocolado.
O projeto visa ainda ampliar o acesso de mais pessoas à modalidade esportiva. A titularização vai permitir à entidade firmar convênios e parcerias, o que permitirá uma maior inclusão social.