Assembleia quer ampliar presença no interior de Minas

Presidentes de comissões se reúnem com membros da Mesa da ALMG para alinhar as ações do próximo biênio

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai retomar as atividades no interior do estado. O anúncio foi feito pelo presidente do Poder, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), nesta segunda-feira (10/4/23), no Salão Nobre, após se reunir com parlamentares que exercem a presidência das 23 comissões temáticas. Na prática, isso significa que o Parlamento fará mais audiências públicas, debates e visitas técnicas nos municípios mineiros.

“É imprescindível que as deputadas e os deputados estejam mais próximos das pessoas”, ressalta o presidente da ALMG. Ele lembrou que os parlamentares já se desdobram para cumprir a agenda de votações em Plenário, por exemplo; e ainda para ouvir a população nas diferentes regiões de Minas, mesmo nos finais de semana.

Contudo, essa presença contará, a partir de agora, com maior suporte institucional por meio das comissões; o que vai possibilitar a ampliação das discussões sobre as políticas públicas, tendo como norte as diversas realidades do estado. O trabalho do Legislativo ganhará assim maior robustez, afirma Tadeu Martins Leite.

Além da interiorização, foram avaliadas outras pautas com a finalidade de alinhar a atuação da Assembleia Legislativa para os próximos dois anos de trabalho. A Fiscalização será também uma prioridade, em especial, com o aprimoramento do Assembleia Fiscaliza. A iniciativa busca acompanhar a prestação de serviços, pelo Executivo, nas áreas de saúde, educação, assistência social, segurança pública, fazenda, dentre outras.

Os secretários de Estado serão convocados para essa prestação de contas em geral sobre sua respectiva pasta. Cada comissão fará ainda uma discussão aprofundada, por biênio, acerca de uma política pública em especial. “E, claro, vamos reforçar as ações de fiscalização do dia a dia das comissões”, destaca o presidente.