Autor da proposta afirma que a medida melhora a autoestima do paciente. Servidora do Legislativo fez doação de cabelo à Oncoviva durante a reunião ordinária
Foi aprovado na terça-feira (15), na Câmara Municipal de Itabira, o projeto de lei que trata do incentivo à doação de cabelos para pacientes em tratamento contra o câncer e/ou com alopecia (queda de cabelo) provocada por quimioterapia. A proposta é de autoria do vereador Júlio César de Araújo “Contador” (PTB), que pretende instituir a “Semana Municipal de Doação de Cabelos”. A matéria foi votada em primeiro turno.
O projeto visa sensibilizar as pessoas a doarem cabelos à ONGs e entidades como a Oncoviva que, posteriormente, providenciará perucas que serão doadas para mulheres com câncer e/ou alopecia. “O propósito é conectar as pessoas, promover a solidariedade, enaltecer a importância de um gesto altruísta em meio à dor dessas doenças. Além disso, queremos recuperar a autoestima das pacientes em tratamento de câncer e portadoras de alopecia”, ponderou o vereador.
Durante a reunião ordinária, a presidente da Oncoviva, Andrea das Graças, fez uso da tribuna e falou sobre a importância do projeto proposto. A Oncoviva iniciou os trabalhos em Itabira no ano de 2013. Desde então, ajuda os pacientes em tratamento contra o câncer com apoio emocional, social e psicológico. Ainda durante a sessão, a servidora do Legislativo, Heloísa Oliveira, fez doação de mechas de cabelo à Oncoviva.
- Pedido de vista
O projeto de lei que autorizava a doação de veículos para o Estado de Minas Gerais, por intermédio da Polícia Civil, recebeu pedido de vista. A matéria é de autoria do prefeito Marco Antônio Lage (PSB). O pedido de vista foi apresentado pelo presidente do Legislativo, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), após questionamentos feitos por alguns vereadores.
- Transferência de sede
Em comemoração ao Dia do Tropeiro, que é celebrado no próximo dia 29 de março, a sede do governo municipal será transferida, temporariamente, para o distrito de Ipoema. A mudança, solicitada pelo prefeito, foi votada e aprovada pelos vereadores.
- Incentivo à leitura
Em segundo turno foi aprovado o projeto de lei que institui o programa “Leitura nos Espaços Públicos”, de autoria do vereador Júlio César de Araújo “Combem” (PP). O objetivo é despertar nos frequentadores o hábito e demonstrar que a leitura pode ser realizada em todos os locais.
De acordo com o projeto, o Chefe do Poder Executivo poderá reservar espaço especialmente destinado à leitura, celebrar convênios com entidades governamentais ou não, além de estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas de ensino para promover e divulgar o programa.
“A leitura é capaz de transformar o ser humano e, por consequência, o mundo. Ao ler, desenvolvemos habilidades linguísticas, interpretativas, de raciocínio, concentração, expressão e criatividade, entre outras. Por isso é tão importante que o poder público crie medidas que incentivem a população, para que possam, através da leitura, identificar e valorizar sua potência humana”, justificou Júlio do Combem.
Moção de Aplauso foi concedida pelo vereador Roberto Fernandes Carlos de Araújo ao Restaurante Dona Geralda.