André Viana vai a Acita e discute o óbvio em relação a dependência mineral

Na Acita, o líder sindical apresenta estudo sobre receita municipal mas não aponta saída para suprir a exaustão mineral

Na manhã desta sexta-feira (20) a Acita realizou em sua sede a reunião ordinária do mês de maio, contando com a presença dos membros de sua diretoria, novos empresários associados e do presidente do Sindicato Metabase, André Madeira Viana.

Convidado pela presidente da Acita, Cássia Menezes, André apresentou o estudo econômico do município de Itabira, elaborado pelo Instituto Latino de Estudos Socioeconômicos (ILAESE), em março de 2020. O documento analisa as finanças públicas do município – com base em dados disponibilizados através do Tesouro Nacional e pelo Diário Oficial do Estado de Minas Gerais – e comprova uma absoluta dependência da atividade minerária, contudo, não aponta saída para suprir a exaustão mineral.

O estudo também aponta que, apesar da melhoria nos repasses municipais oriundos dos royalties da mineração (CFEM), as exportações de minério de ferro em Itabira não retomaram os índices verificados antes da crise econômica de 2013.

Entre os diversos pontos de sua fala e apresentação do estudo, ao fim da reunião, o presidente do Sindicato Metabase se comprometeu a viabilizar uma reunião com o Setor de Compras e Suprimentos da Vale, visando priorizar os comerciantes locais, dentro do processo de compras da empresa.