Em defesa dos interesses regionais, o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla (Avante), reuniu-se com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, no fim da tarde de quarta-feira (28). O objetivo foi sensibilizar o Governo de Minas, para que os municípios da região saiam da Onda Roxa do Programa Minas Consciente.
O encontro, online, foi intermediado pelo deputado estadual Tito Torres (PSDB), que prontamente atendeu à solicitação da Amepi e também participou da reunião. Segundo Fernando Rolla, a associação enviou ofícios, no começo da semana, tanto para o governador Romeu Zema (Novo), quanto para o Secretário, que é presidente do Comitê Extraordinário de Covid-19 do Estado, solicitando que a região mudasse para a Onda Vermelha.
O documento, assinado por todos os prefeitos, apontou que os municípios das microrregiões de Guanhães, Itabira e João Monlevade (que englobam todo o Médio Piracicaba), têm plena capacidade de migrarem para a Onda Vermelha, faixa menos restritiva do Minas Consciente e que permite a reabertura de estabelecimentos.
A Amepi informou ao governador e ao Secretário, a queda dos índices de transmissão do coronavírus e de ocupação dos leitos dos Hospitais. A entidade também alertou para a importância do equilíbrio entre saúde e economia, sobretudo para a sobrevivência dos pequenos e médios empresários. “Apresentamos os dados para demonstrar a realidade dos hospitais e justificar que as cidades têm capacidade de voltar à Onda Vermelha, com mais abertura dos comércios e atividades em geral. Tivemos uma boa resposta do secretário e acreditamos que seremos atendidos”, destacou o presidente Fernando Rolla.