Ação da PM em manifestação de mulheres gera debate

Audiência Pública vai tratar de denúncia de truculência durante ato em Sarzedo

Uma denúncia de ação truculenta da Polícia Militar contra uma manifestação de mulheres no município de Sarzedo (Região Central) será discutida em audiência pública na próxima quinta-feira (28/3/19), às 16 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será realizada na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher a pedido da deputada Beatriz Cerqueira (PT).

O ato foi realizado no dia 14 de março, em continuação às comemorações e manifestações do Dia Internacional da Mulher. Assim como aconteceu em Belo Horizonte dias antes, as participantes elegeram dois temas centrais: a reivindicação de justiça para o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e de responsabilização das empresas de mineração pelas mortes recentes em Brumadinho, município próximo de Sarzedo.

Na última quinta-feira (21), uma das participantes, Sara Abreu, esteve em reunião da Comissão de Mulheres e fez publicamente a denúncia contra a atuação dos policiais. Segundo ela, a ideia era fazer um “amanhecer com Marielle Franco” e, assim, elas chegaram ao local marcado ainda de madrugada. Os ataques da Polícia Militar teriam começado com ameaças e intimidações já no primeiro momento.

Segundo Sara Abreu, logo cedo um sargento recolheu, sem prévia negociação, as 73 cruzes que representariam, no ato, as mulheres mortas pelo rompimento da Barragem da Vale no dia 25 de janeiro deste ano. Em seguida, foram jogadas bombas contra elas. Onze mulheres teriam saído feridas. Um dos policiais, ainda de acordo com Sara Abreu, teria permanecido com uma bomba na mão, usada para ameaçar as mulheres. “Ele olhava para nós e balançava a bomba enquanto ria”, conta.

Reuniões Interativas – Quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.