Suspeito de ataque ao bairro Nova Vista é preso e adolescente com réplica de fuzil baleado em operação policial

Polícia Civil de Itabira pede ajuda da sociedade para localizar outros foragidos

8/6/2023 – Operação conjunta entre as polícias Civil e Militar na manhã desta quarta-feira (7), terminou com uma pessoa ferida à bala e a apreensão de sete indivíduos acusados de liderarem o tráfico de drogas na rua Diamantina, no bairro Nossa Senhora das Oliveiras, em Itabira. Na abordagem, um homem acusado de participar do ataque ao Nova Vista, em abril deste ano, foi preso e um adolescente foi baleado com um fuzil nas mãos. Além de deter o grupo de criminosos, a ação resultou na apreensão de porções de cocaína, maconha, quantia em dinheiro e dois rádios utilizados na comunicação.

O principal objetivo da operação foi apurar a autoria e circunstâncias de um ataque ocorrido no dia 11 de abril, na entrada do bairro Nova Vista, deixando um homem (55 anos) morto e outras cinco pessoas baleadas. Inquérito apurado pela Polícia Civil apontou que o ataque teve como autores quatro indivíduos (20, 21, 21 e 22 anos) que ocupavam um veículo Duster de cor branca.

“No dia dos fatos, o veículo, que havia sido furtado em data anterior, chegou à entrada do bairro em alta velocidade, ocasião em que os autores saíram pelas janelas e, gritando “mata todo mundo”, efetuaram 33 disparos de arma de fogo (calibres 9 mm e .380), atingindo pessoas aleatoriamente que passavam pela rua”, diz nota divulgada pela Polícia Militar.

O homem de 20 foi preso nesta operação, em cumprimento a mandado de prisão preventiva. Os outros três ainda não foram localizados.

O inquérito policial aponta também que o ataque foi uma retaliação ao homicídio da vítima Wadson Inácio Rodrigues (32 ), ocorrido no bairro Pedreira, no dia 3 de março deste ano, atribuído a criminosos do bairro Nova Vista.

Durante o Inquérito Policial, verificou-se que o autor invadiu uma festa de aniversário para executar um indivíduo envolvido com a criminalidade, porém atingiu outras sete pessoas que estavam no local, ocasionando a morte de uma delas. Este fato foi apurado pela Delegacia Regional de Itabira, e o autor preso durante a Operação “Ares”, deflagrada no dia 30 de março.

As investigações apuraram diversas informações demonstrando a prática de tráfico de drogas pelos investigados.

Com isso, o Poder Judiciário expediu mandados de prisão preventiva para os quatro, além de mandados de busca e apreensão em diversas residências.

Com pedido de ajuda à população, Polícia de Itabira divulga fotos de bandidos perigosos foragidos

Na operação policial realizada nesta quarta-feira, 7, um dos envolvidos no ataque foi preso e os outros três ainda não foram localizados.

Considerando a alta periculosidade e a gravidade do crime cometido por tirar a vida de um inocente que passava pelo local na hora do tiroteio e tentarem contra a vida de outras pessoas somente para “passar um recado”, a Polícia está divulgando fotografias dos autores e solicitando a colaboração da sociedade para que forneçam aos órgãos policiais qualquer informação acerca da localização dos mesmos.

“Contamos com a colaboração da sociedade para que forneçam aos órgãos policiais qualquer informação acerca da localização dos mesmos”, apelaram as instituições policiais da cidade.

Menor com fuzil é baleado durante a operação policial

O menor atingido pelo disparo durante a operação policial desta quarta-feira estava com réplica de fuzil nas mãos, oferecendo risco aos policiais. Ele teve ferimento leve e foi socorrido ao Pronto-Socorro Municipal.

Após receber cuidados médicos, o acusado foi liberado e conduzido para a delegacia Regional.

Ainda durante a operação, os policiais cumpriram mandado de prisão em uma residência usada pelos envolvidos, na rua Diamantina, onde, além do simulacro de fuzil, foram encontrados quantia em dinheiro, três plantas de maconha acondicionadas em uma estufa elétrica, nove porções de cocaína e uma porção de maconha.

Em outro endereço que fica no bairro Major Lage de Baixo também foram apreendidas quantia em dinheiro, 45 porções de cocaína, 120 porções de crack, além de dois rádios utilizados na comunicação.

Os procedimentos em relação aos acusados conduzidos pela operação policial estão sendo realizados na Delegacia Regional de Itabira. Em seguida, os maiores serão transportados para o Sistema Prisional, local onde permanecerão à disposição da Justiça, e os adolescentes apresentados ao Ministério Público para as providências cabíveis.

  • Polícia Civil de Itabira pede ajuda da sociedade para localizar outros foragidos