FOTO: Tenente Júlio César Fonseca
A mudança estrutural da Polícia Militar em Santa Maria de Itabira, de destacamento para pelotão, é motivo de orgulho para o governo local e moradores, que conquistaram, por meio do comandante do 26º Batalhão da PM, em Itabira, tenente-coronel Hudson Ferraz, a tão sonhada reestruturação, que significa maior número de policiais nas ruas e melhoria significativa no trabalho ostensivo, uma PM melhor aparelhada e a implantação de projetos importantes, como a rede de Vizinhos Protegidos, que terá abrangência na cidade e zona rural.
O tenente Júlio César Fonseca, responsável pelo pelotão da PM na cidade, deu detalhes sobre as mudanças, que já estão sendo aplicadas.
Conforme o policial Santa Maria ganha em logística e ampliação significativa do número de policiais. A mudança também agrega a Santa Maria as questões de segurança das cidades de Passabém e Itambé do Mato Dentro, contudo, o pelotão continua a ser subordinado ao 26º Batalhão da PM em Itabira.
As primeiras ações do gestor em segurança será trazer a comunidade para ser parceira da Polícia Militar. “Contamos com parcerias com a Prefeitura, Câmara, poder Judiciário e vamos agora trazer a comunidade para nos ajudar com a implantação da Rede de Vizinhos Protegidos, um projeto que tem dado certo em várias cidades e não será diferente em Santa Maria. Por meio deste projeto, além de colaborar com a segurança do próprio vizinho, os moradores, tanto da zona urbana ou rural, terão um canal direto com a polícia para informações que vão auxiliar nosso trabalho, um complemento aos números 190 e 181. Daremos também maior atenção à zona rural, que será ampliada com a chegada de uma caminhonete conforme informações do prefeito Reinaldo Santos, por meio de emenda parlamentar”, disse o tenente Júlio César.
Está matéria foi publicada na edição 668 do Folha Popular.