Jackson da Conceição da Silva foi detido em BH e é considerado uma das lideranças do tráfico de drogas na região do Alto Vera Cruz
12/10/2023 – A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do 22º Batalhão de Polícia Militar, prendeu na quarta-feira (11), em Belo Horizonte, Jackson da Conceição da Silva, também conhecido como Tikim, integrante da lista do Procura-se. Com a detenção, ele é o sexto alvo entre os 12 listados localizado em menos de 50 dias, desde o lançamento da 6ª edição do programa.
Jackson é considerado uma liderança do tráfico de drogas no bairro Alto Vera Cruz, na Zona Leste da capital. Possui 38 anos, dois mandados de prisão em aberto e condenação superior a 39 anos de prisão. O criminoso possui envolvimento em homicídio, roubo majorado e porte ilegal de arma de fogo.
Após monitoramento do serviço de Inteligência do 22º Batalhão, o foragido foi localizado no bairro Vera Cruz. Ao perceber a chegada das viaturas, o criminoso entrou em uma residência. Então, foi realizado um cerco no local e os militares conseguiram prendê-lo. Para conter um cão da raça Pitbull, que estava dentro do quarto com o criminoso, foi necessário o acionamento do Corpo de Bombeiros Militar.
Procura-se
Nesta edição, metade da lista dos criminosos mais procurados do estado já foi localizada, com seis dos 12 alvos encontrados. Wesley Militão foi preso em Cabo Frio; Gilcimar da Silva, localizado em São Paulo; Felipe Augusto Rodrigues Silva, preso no Rio de Janeiro; David Benedito dos Santos Neto, morto após confronto com traficantes, também no Rio; e Roberto Carlos Paranhos, morto em confronto policial.
Vale ressaltar que nas cinco edições anteriores do Procura-se – em 2011 (duas listas), 2012, 2017 e 2021 – foram presos 51 dos 62 alvos lançados. Já no somatório geral de todas as seis listas, dos 74 criminosos divulgados, 57 foram localizados até o momento, o que representa 77% de efetividade do programa.
O Procura-se é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Penal, o Sistema Socioeducativo, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e tem como objetivo realizar a prisão de indivíduos foragidos da Justiça, a partir de ações qualificadas das polícias, das Agências de Inteligência e da participação do cidadão, por meio de denúncias ao Disque Denúncia Unificado 181.
Além da prisão, a divulgação dos 12 procurados em cartazes e também de forma virtual traz o benefício de inibir a circulação dos criminosos listados.