Polícia Civil prende homem por ameaça e injúria contra ex

Durante atendimento de um caso de violência doméstica na Delegacia de Polícia Civil em Ouro Preto, nessa segunda-feira (17), policiais civis efetuaram a prisão em flagrante de um homem, de 37 anos, pelos crimes de ameaça e injúria contra a ex-companheira, de 34. A vítima ainda estava na unidade policial quando recebeu mensagens de teor intimidador e ofensivo enviadas pelo suspeito.

Segundo o delegado Warlyson de Oliveira Henriques, imediatamente, uma equipe começou as buscas até a localização do investigado. “Com base nos elementos informativos colhidos, realizamos a autuação do suspeito em desfavor da vítima, que manifestou interesse em representar criminalmente contra ele, bem como requereu medidas protetivas por temer por sua vida e de seus familiares”, informa.

Ainda de acordo com Henriques, a mulher contou que já estava sendo ameaçada pelo ex-companheiro, com quem se relacionou por cerca de dez anos e teve um filho. “A vítima também relatou que durante esse período, a relação foi conturbada, inclusive já teria sido agredida anteriormente”, completa o delegado ao informar que o pedido de medida protetiva já foi encaminhado à Justiça para análise.

Conforme previsão legal, foi arbitrada fiança e o investigado efetuou o pagamento. O inquérito policial segue em tramitação e a vítima foi devidamente orientada caso ocorram novos fatos.

Denúncias

A Polícia Civil orienta que todo tipo de violência doméstica e familiar contra a mulher seja denunciado. O registro de ocorrência pode ser feito na unidade policial mais próxima ou, ainda, sem sair de casa, pela Delegacia Virtual (AQUI ), nos casos de ameaça, vias de fato, lesão corporal e descumprimento de medidas protetivas. Por meio da plataforma digital, as vítimas ainda podem solicitar a medida protetiva enquanto estiverem fazendo o registro. Denúncias também são recebidas pelo Ligue 180.

Outro aliado no enfrentamento da violência doméstica é o aplicativo MG Mulher. O app permite à usuária criar uma rede de contatos, que pode ser acionada em situação de perigo. Dessa forma, familiares e amigos podem ajudá-la ou acionar a polícia em caso de pedido de socorro. O aplicativo ainda reúne endereços e telefones de unidades policiais mais próximas, bem como instituições de apoio, além de diversos conteúdos sobre o tema.

AC/PC.