PM de BH prende autores e apreende celulares roubados durante a Expoita

  • Alerta

A Expoita teve início no dia 7 e vai até o dia 11

10/08/2024 – Criminosos, também de grandes centros urbanos, estão aproveitando a aglomeração de pessoas nos shows da 36º Expoita, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire, em Itabira, para roubar celulares.

Pelas informações, nesta sexta-feira (9), policiais militares prenderam em Belo Horizonte indivíduos com 12 aparelhos celulares, conforme informação, roubados de espectadores durante o show de Bruno e Marrone, realizado na noite de quinta-feira (8), com entrada gratuita.

Para ter acesso aos aparelhos, os proprietários devem procurar a P5 no 26º Batalhão da Polícia Militar, em Itabira, e solicitar o número da ocorrência para recuperar o aparelho.

A reportagem do Folha Popular aguarda por mais informações, as quais deverão ser repassadas apenas na segunda-feira (12).

  • DICAS IMPORTANTES

Em evento com aglomeração de pessoas

Colocar o celular no bolso de trás da calça é uma má ideia. Só deixe dinheiro e objetos em bolsos quando eles tiverem zíper ou ficarem para dentro da roupa. O ideal é levar os seus pertences em uma bolsa pequena e com fechamento seguro, como pochetes e mochilas.

Uma boa opção também é investir em uma doleira, aquelas bolsas que parecem uma pochete, mas que são finas e discretas e podem ser vestidas por debaixo da roupa. Você pode guardar dinheiro/cartão ou até o celular quando quiser se movimentar na multidão sem preocupação.

Ative as configurações de rastreamento do seu celular

Antes de sair de casa, certifique-se de que as configurações de rastreamento do seu aparelho estejam ativadas. Para o iPhone, a opção é através do ‘Find my iPhone’. Já para os celulares com Android, o sistema de rastreamento é ‘Find your Phone’. Em ambos, é possível localizar o aparelho, bloquear e apagar os dados do celular a distância.

Comunicar roubo/furto de aparelho pelo aplicativo Celular Seguro‎

O Programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), visa combater o roubo e o furto de aparelhos celulares no país. Uma das saídas propostas pelo MJSP para reduzir esse tipo de crime é a utilização de uma tecnologia para comunicar o crime e, ao mesmo tempo, acionar bloqueios do próprio aparelho, dos aplicativos bancários e de eventuais acessos disponíveis no dispositivo móvel.

Mais informações no link:

https://www.gov.br/pt-br/servicos/comunicar-roubo-furto-de-aparelho-pelo-aplicativo-celular-seguro