Oito são autuados por extração ilegal de minério em Mariana

Visando coibir a prática de crime ambiental em Mariana, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Guarda Municipal deflagraram, na noite de quinta-feira (17), operação que culminou na autuação de oito pessoas por extração ilegal de minério. Durante a ação, realizada próximo ao distrito de Camargos, as equipes ainda apreenderam quatro caminhões e uma carregadeira.

A operação foi desencadeada após ocorrência de furtos e crimes ambientais na região. Segundo apurado, o grupo também vinha causando grandes prejuízos às estradas, que passavam constantemente por manutenção a pedido dos moradores. A área, pertencente ao município, já havia sido cercada, mas os suspeitos chegaram a arrancar as cercas e permaneceram com as atividade ilegais.

De acordo com o delegado Cristiano Castelucci, titular da Delegacia de Polícia Civil em Mariana, os investigados são das cidades de Belo Horizonte, Contagem e Sete Lagoas. Eles foram autuados com base no artigo 55 da Lei de Crimes Ambientais, sendo lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência, conforme previsão legal. Já os equipamentos ficarão apreendidos até o fim do processo.

O delegado pontua a importância da repressão à atuação clandestina. “Todas as ações relacionadas com a mineração devem ser realizadas dentro da legalidade. Mariana pertence a uma região com grande volume de prática mineratória, que sofre com os impactos da atividade, extremamente nocivos ao meio ambiente”, observa.

Participaram da operação quatro policiais civis e oito guardas municipais.