Mais de mil itabiranos já aderiram a nova e obrigatória carteira de identidade

O delegado Diogo Luna informou que o atendimento funciona com pré-agendamento

15/07/2024 – Pelo menos mil pessoas em Itabira já fizeram a substituição da carteira de identidade pela Carteira Nacional de Identidade. A informação é do delegado regional de Itabira, Diogo Luna. O documento, que veio para substituir a carteira antiga e CPF, começou a ser expedido em todos os postos de identificação do Estado em dezembro. Em Itabira, além da Delegacia Regional de Polícia Civil, funciona um posto de identificação na Câmara Municipal.

A Carteira Nacional também pode ser usada como documento único de identificação. Nela podem ser incluídos, os números do Título de Eleitor, da Carteira de Trabalho, PIS/PASEP, identidade profissional, Certificado Militar, CNH e Cartão Nacional de Saúde, desde que os originais sejam apresentados no Posto de Identificação. Também poderá ser inserido o tipo sanguíneo e fator RH, sendo necessária a apresentação do exame laboratorial. Para inclusão de necessidades especiais, o requerente deverá comprovar o quadro por meio de laudo médico.

Em todos os casos, é obrigatório a apresentação da certidão de nascimento ou de casamento e o CPF. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Não é necessário levar foto para a emissão da identidade. Neste novo modelo, a fotografia e os dados biométricos são coletados de forma digital/eletrônica nos postos de identificação durante o atendimento.

A emissão do novo documento é gratuita. No entanto, em casos de perda ou extravio, a segunda via possui um custo de R$ 105,59.

De acordo com o delegado regional de Polícia Civil, o atendimento funciona com pré-agendamento. Ele alertou para a importância de fazer a substituição dos documentos. “Nós temos dois postos para atender a população. Estamos fazendo a emissão do documento conforme determinação prevista em lei. As pessoas precisam se atentar para os prazos”, alertou Diogo Luna, lembrando que todos os cidadãos devem aderir à nova carteira.

A validade da carteira de identidade atual expira em 28 de fevereiro de 2032.

Para solicitar a Carteira de Identidade Nacional é preciso agendar um horário pelo site ou aplicativo do governo de Minas Gerais. Para o procedimento, baixe o App Cidadão MG, ou use o portal: www.cidadão.mg.gov.br.

No posto de identificação da Câmara Municipal, o agendamento está disponível às sextas-feiras, entre 10h e 13h. O procedimento pode ser renovado caso as vagas se esgotem. Semanalmente, serão 150 possibilidades de atender o público interessado.

A Instituição informa que caso alguma data não esteja disponível no site, é preciso entrar diariamente já que novas datas e horários são liberados todos os dias.

No posto da Delegacia de Polícia, à rua Prefeito Li Guerra, s/n, bairro Praia, o cadastramento digital está liberado de segunda a sexta-feira, a partir das 9h30. Na semana 150 vagas, mas o preenchimento será diário, para as primeiras 30 pessoas que entrarem no sistema em cada data. Em caso de dúvidas, ligar no telefone da Polícia Civil (31) 3839-2995.