Jovem de 21 anos foi preso na manhã desta terça-feira (4)
4/7/2023
Policiais civis da Delegacia Regional de Itabira cumpriram na manhã desta terça-feira (4), mandado de prisão preventiva expedido contra um homem de 21 anos, apontado como principal líder do tráfico de drogas e possível mandante, e executor, de várias homicídios na cidade.
Após diligências investigativas, apurou-se que o investigado estava escondido em Ribeirão das Neves, grande BH, local onde o mesmo foi encontrado e preso nesta manhã por equipes de Itabira e da Patrulha Metropolitana Unificada de Apoio (PUMA).
O indivíduo possui dois mandados de prisão em aberto. O primeiro, pela fuga de um presídio na região no dia 27/12/22, onde aguardava julgamento por envolvimento no tráfico de drogas em Itabira.
O segundo, pela participação no ataque ocorrido no dia 11 de abril deste ano, na entrada do bairro Nova Vista, oportunidade em que a vítima, um homem de 55 anos, foi morta com três disparos de arma de fogo, e outras cinco atingidas, sobrevivendo após socorridas.
No dia deste ataque, o veículo, que havia sido furtado no dia anterior, chegou ao bairro em alta velocidade com os autores gritando “mata todo mundo”. Eles efetuaram 33 disparos de arma de fogo calibres 9mm e .380, atingindo pessoas aleatoriamente que passavam pela rua.
Informações anexadas ao inquérito demonstraram também que o ataque foi uma retaliação ao homicídio de homem (32 anos), ocorrido no bairro Pedreira, no dia 3 de março, atribuído a criminosos moradores do Nova Vista.
Durante as investigações deste fato, verificou-se que o autor invadiu uma festa de aniversário para executar um indivíduo envolvido com a criminalidade, porém atingiu outras sete pessoas que estavam no local, ocasionando o óbito de uma delas. Este fato foi apurado pela Delegacia Regional de Itabira, e o autor preso durante a Operação “Ares”, deflagrada no dia 30 de março.
O autor ainda é investigado por ter participado de pelo menos outros quatro homicídios em Itabira nos últimos anos, incluindo o duplo homicídio ocorrido no interior do Pronto Socorro no dia 17 de janeiro de 2022.
A polícia acredita que, com a localização e prisão de mais um autor, as investigações deverão ser encerradas nos próximos meses.
O investigado foi conduzido ao sistema prisional, local onde permanecerá à disposição da Justiça.