Foto: Prefeito Antônio Carlos
Pesquisas eleitorais mostram o desempenho dos prefeitos da microrregião perto de completar três anos de gestão.
Conforme levantamento feito pelo Data-MG de Itabira, divulgado no dia 31 de outubro, o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT), tem o melhor desempenho entre os gestores, com 57% de avaliação positiva e 18% negativa. Na avaliação regular, ele aparece com 24%, conforme 202 entrevistados com idades acima dos 16 anos.
Também na corrida pela melhor aprovação, chega em segundo o prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores Santos (Pros). Ele obteve 55% de avaliação positiva e 12% de negativa, conforme o Instituto de Estudos Políticos de Lavras, que ouviu 235 eleitores entre os dias 18 e 20 de setembro.
O prefeito de Santa Bárbara, Leris Felisberto Braga (PHS) aparece em 3º lugar, com 53% de aprovação positiva, contra 12,6% de reprovação, segundo 200 eleitores ouvidos pelo instituto itabirano em outubro.
Outras três cidades do Médio Piracicaba também tiveram seus gestores avaliados. Em Itabira, Ronaldo Lage Magalhães (PTB) apresentou recuperação de fôlego nos últimos meses, alcançando 18% de aprovação positiva, contra 41% negativa, conforme pesquisa do DataMG de agosto.
Ainda pelo DataMG, foram avaliados os prefeitos de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos (PV), que obteve em 23 de agosto 20% na positiva e 31% na negativa, conforme 314 entrevistados e a prefeita de João Monlevade, Simome Moreira (PSDB), que obteve, conforme pesquisa do dia 4 de outubro, 38% de aprovação e 56% de reprovação.