A fiscalização abordou bares, distribuidoras de bebidas, casa de eventos e tabacarias
4/12/2024 – A Polícia Militar do 26º Batalhão realizou nas noites dos dias 29 e 30 de novembro a operação Itabira Sossegada. Além dos militares, a ação contou com a participação de Agentes de Proteção da Vara da Infância e Juventude, fiscais do setor de posturas da Prefeitura e membros do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep).
A operação foi desencadeada em vários pontos da cidade, alvos de denúncias anônimas, onde estariam sendo praticados crimes como furtos, agressões, disparos de armas de fogo, venda de bebidas alcoólicas à menores de idade e tráfico de drogas.
Os bairros visitados foram o Praia, Jardim das Oliveiras, João XXIII e Fênix. A fiscalização abordou bares, distribuidoras de bebidas, casa de eventos e tabacarias.
Em todos os estabelecimentos comerciais foram entregues e fixados cartazes sobre o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), alertando sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas e tabacos à menores de idade.
- Balanço
Durante a operação, os agentes flagraram uma adolescente trabalhando com a venda de bebidas alcoólicas em distribuidora, o que é proibido.
A PM conferiu também documentação de vários veículos, além de realizar busca pessoal em suspeitos. Uma pessoa, com papelotes com maconha e pinos com cocaína, foi presa suspeita de tráfico de drogas.
Ainda nas abordagens, uma faca foi localizada na cintura de um cliente em um bar e apreendida. O homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência e deverá comparecer a uma audiência jurídica.
A mãe de um menor de 13 anos de idade, que frequentava o mesmo evento onde as drogas foram apreendidas, foi acionada para buscá-lo.
Várias notificações foram feitas pelos fiscais municipais devido à falta de alvarás de funcionamento e localização e erro de Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). A operação foi coordenada pelo tenente Carlos Prates.