Levantamentos realizados pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, de Execução Penal, do Tribunal do Júri e da Auditoria Militar (CAO-Crim), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), concluíram que 75 condenados, beneficiados com saídas temporárias nos períodos de Natal e Ano Novo de 2021, não retornaram voluntariamente para cumprimento de suas penas.
Os condenados estavam recolhidos em presídios das cidades de Alfenas, Araguari, Arcos, Campos Gerais, Congonhas, Curvelo, Eugenópolis, Igarapé, Ipatinga, Itajubá, João Monlevade, Muriaé, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, São João Del Rei, São Sebastião do Paraíso, Teófilo Otoni, Três Corações, Três Pontas, Uberaba, Visconde do Rio Branco.
Do total, 29 foram recapturados e quarenta e seis ainda continuam foragidos do sistema penitenciário, incluindo autores de furto, roubo, homicídio, estupro e tráfico de drogas.
As Promotorias de Justiça que atuam na área de execução penal estão trabalhando com pedidos de recaptura e regressão do regime de cumprimento de pena.
Fonte: CAO-Crim