Delegado Diogo Luna com Dona Tita. “A representatividade da matriarca quilombola Dona Tita evidencia a força de um povo e sua capacidade em exercer, com sabedoria, a resiliência”, disse o policial
11/06/2024 – Em comemoração ao centenário da matriarca do Quilombo do Morro Santo Antônio, em Itabira, a Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia Regional, homenageou Maria Gregório Ventura “Dona Tita”, com o certificado de reconhecimento e agradecimento por sua história de luta, resistência e resiliência, além de parabenizá-la pelos 100 anos de vida.
Dona Rosinha é mulher de expressiva representatividade na defesa dos direitos do povo quilombola no município e no Estado de Minas Gerais.
Entrega da homenagem contou com participação de pessoas da comunidade e agentes de segurança
A entrega da comenda, acompanhada de café e flores à homenageada, aconteceu na comunidade quilombola, na segunda-feira (10), com a participação de representantes da localidade, colaboradores do setor administrativo da Polícia Civil e policiais.
De acordo com o Delegado Regional de Itabira, Diogo Luna Moureira; “a representatividade da matriarca quilombola Dona Tita evidencia a força de um povo e sua capacidade em exercer, com sabedoria, a resiliência. Os ensinamentos compartilhados, as histórias contadas e a arte inspirada são expressões de um saber quilombola que todos devemos experienciar, sobretudo para aprendermos a ressignificar a simplicidade da vida. Dona Tita é a expressão viva de toda essa potência”.
Conforme lei municipal n. 5.471, de 06 de novembro de 2023, ano de 2024 é o “Ano Municipal do Centenário da Matriarca Quilombola Tita”.