Plano Pasa é bombardeado durante audiência na Câmara

Aposentados e pensionistas da Vale lotaram o plenário da Câmara Municipal de Itabira nessa terça-feira, 25 de setembro, durante uma audiência pública sobre o Plano de Assistência à Saúde dos Aposentados da Vale (Pasa). O debate foi comandado pelo vereador André Viana Madeira (Pode), que não poupou críticas à mineradora e ao plano de saúde pela ausência no encontro – ambos informaram que seus diretores tinham compromissos previamente agendados. A Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) também não compareceu.

 

“Gostaria que minha assessoria colocasse aqui na frente as duas cadeiras da vergonha, da desonra”, disse o vereador apontando para as cadeiras reservadas da Vale e do Pasa. O principal assunto discutido foi a relação custo-benefício entre os preços cobrados pelo plano e os serviços oferecidos. Alguns usuários reclamaram do descredenciamento de profissionais e de dificuldades para encontrar leitos no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), que atende pelo plano.

 

Conforme dados apresentados por André Viana, em Itabira cerca de 10 mil pessoas são usuárias do Pasa. Ele disse que irá às “últimas consequências” na luta por em defesa dos aposentados e pensionistas. “Não sei se vamos vencer, porque a batalha não é fácil. Mas não vamos desistir sem lutar”, afirmou.

 

Além dos usuários do plano de saúde, a audiência pública contou com a participação do secretário de Governo, Ilton Magalhães; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Henrique Rodrigues; do secretário-executivo do Procon, Fabrício Chaves Pinto; do diretor-executivo do Hospital Nossa Senhora das Dores, Alexandre Coelho; do presidente da Asprev, Carlos Madeira; dentre outras autoridades.