Plano Diretor discute verticalização de Santa Bárbara

A última semana foi marcada por seminários na sede do Município, a fim de discutir e ouvir as demandas da população acerca de temáticas como Meio Ambiente, Uso e Ocupação do Solo Urbano, Segurança Pública, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico.

Entre os dias 23 e 27 de setembro, os seminários de apresentação do Plano Diretor rodaram a cidade, para que a população pudesse ter conhecimento e opinar sobre o trabalho da Fundação João Pinheiro, tendo em vista que está sendo construído um novo documento de forma participativa, considerando todas as características, de maneira a respeitar o zoneamento do Município.

Durante os seminários, uma das pautas destaque e que rendeu grande debate foi o crescimento vertical, sobretudo, na área central e nos bairros do entorno. Neste contexto, foi apresentada uma primeira percepção da fundação João Pinheiro, quanto à permissão para mais pavimentos, bem como a renomeação das zonas, a fim de especificar mais fidedignamente, o que cada uma representa.

Assim, o público presente opinou sobre as indicações da Fundação, fazendo seus apontamentos e sugestões. Todas as propostas foram recolhidas para análise e todos poderão participar pelos diversos canais da Prefeitura. O objetivo é que todos os apontamentos sejam considerados, de modo a se promover um desenvolvimento sustentável, em conjunto, entre poder público e cidadãos.

A população também apreciou os objetivos, diretrizes e principais ações que serão empreendidas dentro das políticas ambiental, de segurança pública, de assistência social e de desenvolvimento econômico. Essas áreas comtemplam ainda o fomento do turismo, da cultura, da educação, do esporte e lazer e da saúde, alinhados à gestão 5.0, buscando desenvolver Santa Bárbara sustentavelmente, nos moldes das cidades inteligentes, sem esquecer de considerar as particularidades de sua história e de seu povo.

Paralelas às reuniões na sede, atendendo a uma solicitação das comunidades, o Município levou os seminários até as localidades de Sumidouro e André do Mato Dentro, reforçando a oportunidade de discutir amplamente com a população, considerando diferentes pontos de vista para reorganização da lei.

Todas as demandas da Ouvidoria Itinerante e audiências públicas, contribuirão para a construção do novo plano. Se você não pôde participar dos seminários na última semana e gostaria de contribuir para a nossa cidade ir além, nos procure. Críticas, denúncias, opiniões, dúvidas e sugestões, de qualquer natureza e para ajudar na revisão desta Lei ainda podem ser enviadas à Ouvidoria Municipal, pessoalmente, pelo site, no e-mail ouvidoria@santabarbara.mg.gov.br, ou via contato telefônico nos números (31) 3832-2233 e (31)98979-2499(whatsapp). O endereço é praça Cleves de Faria, nº122, no Centro.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, localizada na rua Francisco Arcanjo de Souza Melo, S/n° Centro (Parque Recanto Verde), também está aberta para receber a sua contribuição. Os telefones são (31) 3832-2458.