Perto do fechamento da mina do Cauê presidente da Vale visita Itabira

Gustavo Pimenta se encontra em visita às minas de Itabira nesta terça-feira (26)

26/11/2024 – Em menos de um mês após assumir a liderança da Vale, o novo presidente da mineradora, Gustavo Pimenta, se encontra em visita às minas de Itabira. Nesta manhã de terça-feira (26), o executivo mandatário da estatal se encontra reunido com a gerência e diretoria da empresa na cidade. O presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana Madeira, está participando do encontro. Entretanto, a visita ocorre de forma sigilosa e não foi mencionada a participação do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) ou representantes da Câmara Municipal.

Apesar da empresa não ter informado sobre os motivos da visita do novo presidente, ela acontece praticamente às vésperas da suspensão das atividades da mina do Cauê em Itabira.

A mina do Cauê em Itabira, uma das mais antigas em mineração de ferro do país, terá as atividades suspensas no início e fim de 2025. Segundo nota distribuída pela Vale, em setembro, a unidade passará por readequação e otimização da sua produção e, para isso, terá que suspender de maneira temporária a sua atividade em dois momentos durante o ano de 2025, – janeiro e fevereiro e de outubro a dezembro, cinco meses no total. Segundo justifica a mineradora, a suspensão das atividades, coincidirá com períodos chuvosos do ano.

Ainda conforme a nota, nos momentos em que acontecerem a paralisação da usina na mina Cauê, as operações da empresa acontecerão nas duas usinas da mina Conceição. “A Vale continua investindo em alternativas para manter as suas operações em Itabira competitivas, seguras, sustentáveis e alinhadas ao cenário mundial da mineração.

A empresa estuda uma otimização da sua produção local, considerando o ramp-up (aumento progressivo da operação) da planta de filtragem de rejeito da cava Cauê. Essa otimização será restrita ao período chuvoso de 2025, considerando os meses de janeiro a fevereiro e de outubro a dezembro. Nesse período, a produção de Itabira ficará concentrada nas usinas da mina Conceição”, diz trecho da nota.

A empresa garantiu que não haverá demissões. Já a informação do Sindicato Metabase é de que o emprego do trabalhador da Vale estará sim assegurado, já para as empresas terceirizadas, não foi dada nenhuma segurança.

Quem é o novo presidente

O novo presidente da Vale é Gustavo Pimenta, que assumiu o cargo em 1 de outubro de 2024. Pimenta foi eleito pelo Conselho de Administração da mineradora em 26 de agosto de 2024.

Pimenta é formado em economia pela UFMG e tem mestrado em finanças e economia pela FGV. Antes de assumir a presidência da Vale, Pimenta trabalhou como financeiro global da AES Clean Energy, uma empresa de energia renovável dos Estados Unidos.