Pedintes foram flagrados na tarde de domingo (6) a espera de clientes
De forma nada agradável, e às vezes com tom de ameaça, pedintes estão abordando mulheres e principalmente pessoas idosas em porta de agências bancárias de Itabira.
A denúncia foi feita por uma das vítimas, que pediu para não ser identificada. Ela contou ao Folha Popular que ao chegar à agência da Caixa Econômica Federal, na região central, na porta foi cercada por quatro indivíduos com idades entre 20 e 40 anos pedindo trocado para comprar comida.
“Tomei um susto com a abordagem em grupo, na porta do banco. Respondi que iria ver se tinha dinheiro. Confesso que desisti de fazer saque, pois estava só dentro da agência e não vi segurança. Tirei apenas um extrato e saí, sem dinheiro, e fui novamente abordada pelo grupo, que não gostou quando disse que meu pagamento não havia sido depositado. Eles continuaram a insistir, parando logo depois que um homem chegou e entrou no terminal do banco”, disse a aposentada, pedindo que a agência contrate segurança física nos fins de semana.
Casos semelhantes de pedintes em portas de bancos são registrados também na porta de outras agências, como a do Banco do Brasil e Mercantil, também no Centro.
A reportagem enviou e-mail para a gerência da Caixa em Itabira, solicitando posicionamento em relação ao ocorrido. Até o fechamento desta edição, não recebemos respostas.
A dica é evitar ir à agência em horários fora do expediente bancário. Se necessário, procure ir sempre em companhia de outra pessoa, principalmente idosos. Evite sacar valores altos e, se sentir ameaçado, acionar a Polícia Militar.