A partir deste fim de semana, o Parque da Água Santa, na região central de Itabira, funcionará também aos domingos. Com a mudança, o espaço público só ficará fechado às segundas-feiras, quando são realizadas atividades de manutenção. O parque pode ser visitado de 8h às 17h.
O local ficou fechado durante o período crítico da pandemia, foi reaberto no ano passado, mas, devido a problemas operacionais, não funcionava aos domingos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), responsável pela zeladoria do parque, atendendo a um pedido da comunidade, fez a adequação com mais um dia de funcionamento.
Para garantir o acesso ao Parque da Água Santa, em 2022, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realizou um trabalho de despoluição das águas que cortam o espaço. A iniciativa de combate ao despejo irregular impediu que cerca de 7,5 mil litros de esgoto, o que corresponde a quatro piscinas olímpicas, deixem de poluir as águas do parque diariamente.
Além disso, o parque passa por manutenção constante e conta com ações de revitalização promovidas pelo Grupo Especial de Trabalho (GET), no qual fazem parte a SMMA, o Saae, além de outras secretarias municipais, Unifei e membros da sociedade civil. O grupo foi criado pelo Decreto 1.825/2022, assinado pelo prefeito Marco Antônio Lage, em 5 de janeiro.
Parque da Água Santa
O parque está localizado em um ponto central de Itabira, na rua Joaquim Morais de Brito, 434, Vila Sra. De Fátima, ao lado da rodoviária. Com uma área verde de aproximadamente 12.000 m², ele abriga o Poço da Água Santa, uma queda d’agua que tem um grande valor histórico, estando, inclusive, no hino de Itabira. O poço é famoso por suas águas térmicas que brotam de fraturas de rochas ou falhas geológicas de grandes profundidades. O local faz parte do Museu de Território Caminhos Drummondianos, com o poema “Banho”, de Carlos Drummond de Andrade. No parque também estão instalados teatros de arena, bancos para descanso e outros equipamentos de lazer.