Para quem deixou para última hora, comércio fica aberto até às 18h neste sábado em virtude do Dia das Mães

Expectativa é de aumento no volume de vendas na segunda melhor para o comércio

09/05/2025 – Segunda melhor data comercial para a economia do país – ficando atrás apenas do Natal -, o Dia das Mães promete movimentar o comércio neste final de semana. Para receber filhos e todo o público, o horário de funcionamento será estendido. Neste sábado (10), as lojas ficam abertas das 9h às 18h.

Diferentes ramos do comércio são aquecidos pela data. Na Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabira (CDL Itabira), a orientação é sempre de se antecipar à escolha do presente, mas ainda dá muito tempo, para quem deixou as compras para a última hora.

Embora durante a semana o movimento tenha se mantido brando, a expectativa é de que o volume de vendas superem os todos os outros dias normais, do início do ano até aqui. A estimativa é de crescimento de 6 a 15%.

“É uma data de grande apelo emocional e isso, somado às estratégias comerciais fortes, contribui para que a data seja a melhor para o varejo. E tem ainda aquele negócio, ninguém quer deixar a mãe triste num dia tão especial”, comentou o Rômulo Almeida, dono de uma loja de utilidades.

Na avaliação dele, mesmo com as incertezas econômicas do momento, o consumidor não vai abrir mão de separar no orçamento um valor para a compra de presentes ou de homenagear a sua mãe.

Outro fator que contribui para o otimismo do comércio é o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, o que injeta mais dinheiro na economia nesse período.

Entre as opções de presentes mais procurados destacam-se o vestuário, seguido por cosméticos e perfumaria, calçados e floricultura, segundo levantamento da CDL.

Experiente e muito solicitada promotora de venda, Edneia Pereira explica que a preferência por esses itens se deve à grande diversificação de produtos existentes e aos preços, que conseguem se adequar a todos os tamanhos de orçamentos.

“O valor emocional da data, por si só, leva os consumidores a comprarem produtos mais direcionados para a pessoa. Hoje já não se compra presente para a casa”, pondera.

Na Loja A Nacional, ela disse que o filho poderá presentear todo tipo de mãe. Da mais tradicional à mais moderna.

Oferecer condições para pagamento também é importante, segundo ressaltou a lojista Laci Miguel. “Nós temos aqui opção cartão de crédito parcelado, pix, crediário e outras formas combinadas”.