Em Itabira, Prefeitura anunciou 148 leitos exclusivos para atender pacientes do coronavírus
Em todo o Brasil, explode número de internações por problemas respiratórios, principal preocupação de governantes e classe médica.
A informação é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ocorre depois da primeira notificação de um paciente com coronavírus no país, no fim de fevereiro.
Naquela semana, 662 pessoas foram internadas por doença respiratória aguda, com sintomas como febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória.
Já entre os dias 15 e 21 de março, o número de novos internados já tinha saltado para 2.250 pacientes, de acordo com a projeção feita com base nas notificações oficiais enviadas por unidades de saúde e hospitais públicos, e alguns privados, de todo o país ao Ministério da Saúde.
Em Itabira, até a noite de quinta-feira (26), estão sendo investigados 95 casos suspeitos de Covid-19. Deste total, apenas um continua internado aguardando resultado. Na cidade, conforme último boletim da Prefeitura, uma pessoa teve resultado positivo de Covid-19 e segue em isolamento domiciliar, sem apresentar sintomas graves.
Microrregião
Na microrregião de Itabira, são registrados apenas casos suspeitos. Entre municípios estão João Monlevade (51 casos suspeitos), Santa Maria de Itabira (6), Barão de Cocais (71), São Sebastião do Rio Preto (1). Santa Bárbara, Catas Altas não divulgam dados.
Em Minas
Minas Gerais registrou mais 20 casos confirmados de coronavírus em apenas 24h e o número de infectados chegou a 153 em todo o estado, onde há 17.409 pessoas sob investigação. Em Belo Horizonte, há 96 infectados – seis a mais desde quarta-feira, segundo informações da Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES/MG), divulgadas na manhã de ontem. Não há registro de mortes. O boletim da SES/MG não diz se há óbitos investigados para a doença. Ainda de acordo com a SES, o maior número de doentes são homens e pessoas entre 20 anos e 59 anos.
Balanço Brasil
O Brasil registrou ontem 20 novas mortes, a maior alta em um dia, de um total até agora de 77. O número de doentes confirmados é de 2.915.
Com informações da Fiocruz, Ministério da Saúde, Folha de São Paulo e Estado de Minas
Matéria relacionada
O problema não é o vírus, mas sim o colapso no sistema de saúde