O prefeito Marco Antônio Lage compareceu ao evento e falou da importância da agricultura familiar
As atividades do 7º Dia da Comunidade Rural, evento que tradicionalmente encerra a Semana do Produtor Rural, aconteceram no Parque de Exposição Virgílio José Gazire, nesta sexta-feira (30). A finalidade do evento é integrar e capacitar produtores rurais da região. Durante todo o dia os produtores participaram de palestras técnicas, sorteio e homenagens, um momento importante para confraternização entre moradores de diversas comunidades rurais do município.
O prefeito Marco Antônio Lage compareceu ao evento e falou da importância da agricultura familiar e da necessidade de criação de políticas públicas que contribuam com o pequeno produtor. “Esta Semana reforça a importância do potencial do agronegócio em Itabira, como uma alternativa para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Temos que trabalhar para incentivar o pequeno produtor e o agricultor familiar, criando políticas públicas que vão dar mais dignidade ao homem do campo”, destacou o prefeito.
O secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Rupert Barros, anunciou uma conquista que Itabira teve recentemente, com um investimento do Ministério da Cidadania de mais de R$ 1 milhão, para investir no pequeno agricultor. “Trabalhamos para atingir resultados promissores. Esta verba vai auxiliar produtores que serão orientados tecnicamente para produzir mais e terem melhores ganhos com a produção da agricultura familiar e a possibilidade de venderem os seus produtos para o Banco de Alimentos”, destacou o secretário.
Ainda durante o evento foram destacados com recebimento de placas os agricultores José Ilário e Marli, como agricultores familiares; já na categoria Produtor Rural, Marcos Martins; enquanto Tarso Sampaio, representante da empresa Santa Fé, recebeu a homenagem como Parceiro.
Semana do Produtor Rural
A 28ª Semana do Produtor Rural de Itabira aconteceu entre os dias 26 e 30 de setembro, com muitas ações voltadas para capacitação e qualificação dos produtores rurais, pequenos produtores e agricultores familiares da região.
Promovido pela Prefeitura de Itabira, Sindicato Rural e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), em parceria com o Senar, o evento contou com um bom público, que aproveitou a oportunidade de aprendizado com cursos dentro das exigências legais e tecnológicas: Artesanato em Bambu, Defumados (suíno), Operação e Manutenção de Trator Agrícola, Queijo (básico), Solda, Salgados e Doces para Festa, Operação e Manutenção de Motosserra, Operação e Manutenção de Roçadeira.
Após uma semana de cursos os participantes dos cursos receberam certificados. Aluna do curso de artesanato em Bambu, Lurdinha de Oliveira falou em nome dos outros participantes. “A semana do Produtor Rural é importante para agregar ensinamentos a cada um de nós, para que possamos melhorar a questão financeira, mas também funciona como terapia ocupacional, além de fortalecer as amizades. O conhecimento proporciona ainda uma fonte de renda”, descreveu a aluna.
O produtor rural, morador da comunidade de Criciúma, em Ipoema, também fez o curso de artesanato em bambu e aproveitou a oportunidade de aprendizado. “Superou minha expectativa, foi um dos melhores que eu fiz, já fiz vários cursos e vou aproveitar para comercializar produtos que vou fazer com o bambu”, disse animado o produtor.
A primeira edição do evento foi em 1994 e desde então acontece anualmente, em comemoração ao Dia do Produtor Rural.