Esta é mais uma ação de cuidado com a memória dos nossos familiares e amigos que não estão mais aqui, mas contribuíram com a história de Santa Bárbara. Reforçando este zelo, temos ainda o cemitério vertical biosseguro, altamente inovador e sustentável.
Os cemitérios de Bateias, Barra Feliz, Brumal, Centro, Florália e Mutuca estão 100% gramados. A cobertura vegetal contribui para maior impermeabilidade do solo, fazendo com que se tenha uma boa retenção de água, melhorando, assim, a qualidade do terreno, principalmente, nesses locais em que os solos sofrem em virtude da degradação dos corpos. Outro benefício é evitar a possibilidade de um processo erosivo.
O Cemitério do Centro, o maior do Município, com área vertical e tradicional, está completamente revitalizado, no que diz respeito a iluminação, sonorização, paisagismo e acessibilidade. A pintura também passou por manutenção.
Além desse cuidado que também incide sobre a estética e uniformização, a Prefeitura de Santa Bárbara inaugurou, há quase um ano, no Centro, o cemitério vertical biosseguro, primeiro público do país nesses moldes. O empreendimento é sustentável e conta com 265 gavetas, distribuídas em sete andares e com durabilidade superior a 50 anos. As peças não possuem emendas e tem como matéria-prima a fibra de vidro e garrafa pet. Cada túmulo construído equivale a 167 garrafas a menos no meio ambiente.
Essas ações de manutenção, frequentes, representam o cuidado com a memória dos nossos familiares e amigos, que não estão mais aqui fisicamente, mas contribuíram com a história de Santa Bárbara.
Para o Dia de Finados, o Cemitério do Centro funcionará de 7h às 17h, sendo que, às 8h, haverá missa na capela.