(FOTO) As doações integram o pacote de repasses formalizado entre a mineradora e os órgãos em março
A Vale entregou nesta segunda-feira (21), 77 veículos operacionais aos órgãos de segurança pública de Minas Gerais: Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil. A solenidade aconteceu às 15h na Cidade Administrativa e contou com a presença do governador do Estado, Romeu Zema, que recebeu simbolicamente as viaturas em nome das corporações. As doações integram o pacote de repasses formalizado entre a mineradora e os órgãos em março, como forma de reconhecimento ao trabalho das corporações em Brumadinho. O valor total do investimento em veículos e demais itens adquiridos voluntariamente e sem contrapartida fiscal é superior a R$ 70 milhões.
Foram repassadas 50 viaturas para a Polícia Militar; 13 ônibus, caminhonetes e vans para o Corpo de Bombeiros; duas viaturas para a Polícia Civil e 12 automóveis, vans e caminhonetes para a Defesa Civil.
Além dos veículos, a empresa doou mais de sete mil equipamentos às corporações e está financiando cursos de capacitação para todos os seis mil bombeiros militares do Estado, além de reformar instalações como o Instituto Médico Legal, o Instituto de Criminalística e a Academia de Bombeiros. A escolha dos bens e serviços disponibilizados foi definida em conjunto com representantes dos órgãos, que se encarregaram de mapear suas principais necessidades. A Vale usou como critério a compra dos equipamentos que fossem entregues o mais rápido possível, de acordo com a disponibilidade de compra e fornecimento.
O diretor especial de Reparação e Desenvolvimento da Vale, Marcelo Klein, representou a empresa no evento. Além dele, também participaram da cerimônia o diretor de Sustentabilidade e Investimento Social, Hugo Barreto, e o diretor de Relações Governamentais, Luiz Santiago. “Para nós, esse é um dos compromissos mais importantes com o Poder Público. Trata-se de um reconhecimento ao trabalho e heroísmo dos bombeiros e de profissionais da PM, Polícia Civil e Defesa Civil. Eles são os melhores exemplos do empenho para todas as ações da reparação”, comenta Marcelo Klein.