Veja a Entre linhas edição 658 Folha Popular

Agressão
O prefeito de Itambé do Mato Dentro, José Elísio de Oliveira Duarte “Zélísio”, que detém certo prestígio em sua cidade e com colegas administradores da região, parece estar perdendo o equilíbrio ao se envolver em duas confusões ligadas ao cargo de representante do povo. A primeira foi em fevereiro de 2015, quando entrou em luta corporal com um comerciante em praça pública porque o mesmo estava fazendo um “puxadinho” em seu trailer. O segundo episódio aconteceu no dia 16 de maio deste ano, desta vez no gabinete, quando um servidor foi até o prefeito pedir melhores condições de trabalho. A denúncia aponta uma agressão ao servidor, promovidas pelo prefeito, filho e encarregado. Se for isso mesmo, está na hora de trocar o café forte por um bom e relaxante chá de camomila.

Queimadas
Chegou o período da seca, e com ele, as queimadas. Em busca de conscientizar o cidadão, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Monlevade, em parceria com a Câmara de Vereadores, realizou o I Encontro de Planejamento Estratégico de Queimadas. O objetivo foi apresentar ações de prevenção, controle e combate às queimadas no município.
Durante o encontro, foi lembrado que boa parte dos incêndios é causada pela ação humana e como se não bastasse, existe ainda a cultura de atear fogo em resíduos, em alguns casos, componentes químicos, como pneus, que pode provocar graves doenças respiratórias. A conscientização será tema de encontros futuros.

Demagogia
A CDL de Itabira, entidade que representa o comércio local, retorna com o evento Mérito Empresarial. O evento busca premiar as melhores empresas da cidade em diversos ramos da economia por meio de votação popular. A solenidade de premiação vai celebrar também os 50 anos de fundação da CDL em Itabira. Até aí, tudo bem. Curioso, e confuso, foi o presidente da entidade dizer que não vende troféus como muitos eventos de premiações fazem, mas logo em seguida, que comercializa mesa aos convidados dos contemplados, uma forma para levantar recursos para pagar bebidas, salgados e shows durante a solenidade de premiação, como todos fazem…

Bens bloqueados
Não foi possível apurar o valor, mas por motivos trabalhistas é de milhões de reais o bloqueio de bens da Sercel, construtora que executou grandes obras no município de São Gonçalo do Rio Abaixo, principalmente em 2009/2010, como a avenida do Contorno, avenida Central e dois trevos. Contudo, as ações da empresa na cidade ganharam conotações políticas, com denúncia de desvios, favorecimentos e enriquecimentos ilícitos de políticos. O caso está sendo apurado, mas nada de concreto até então.