Saiu nas ‘Entre Linhas’ do Folha Popular

Desistiu
Depois de ter o contrato para instalar a decoração natalina em Itabira suspenso pela Prefeitura, e de ver a nova empresa contratada, a Encel Engenharia, desmanchar o que já estava pronto e descartar toneladas de material, a VW Estrutura Metálicas acabou desistindo de entrar com mandato de segurança, que poderia paralisar o serviço para devidos esclarecimentos jurídicos, fato que não significaria a recuperação de cerca de R$ 1,5 milhão com compra de material e instalação, mas optou por acionar a Prefeitura e a empresa para, pelo menos, recuperar o investimento.

Exaustão mineral
A preocupação com a falta de planejamento para o fechamento das minas da Vale em Itabira, a cada dia se torna mais recorrente na cidade. A exaustão mineral no município está prevista para acontecer em 2041, conforme dados da própria companhia, entretanto, ninguém vê nada de concreto acontecendo na busca por diversificação da economia local.

Fechamento do Cauê
Mais urgente que a exaustão mineral, ou talvez seja um alerta para a sua proximidade, é a suspensão das atividades na mina do Cauê. Apesar da própria mineradora já ter divulgado a informação, tem gente duvidando e ninguém falando sobre as consequências que a medida deverá trazer para o município. E uma coisa é certa, com cinco meses em um ano de fechamento da mina, da principal empregadora da cidade, não deverá sobrar muito emprego para o itabirano.

Abertura do Pasa
O Plano de Saúde da Vale AMS e Pasa (Aposentados) que sempre foi exclusivo para os trabalhadores da mineradora, vai se abrir para outras categorias. A decisão inédita saiu de uma assembleia realizada no último dia 5, no Rio de Janeiro. Na ocasião, representantes que fundaram o Pasa em 1991 passaram a deliberar que as empresas que possuem atividades na área de mineração poderão ofertar o plano de saúde.

Casa própria da Vale
A Valia também está se preparando para abrir inscrições de linha de crédito habitacional para seus segurados. O assunto já está em discussão, com possibilidades da Vale, por meio de suas instituições corporativas, voltar a oferecer a possibilidade de seus trabalhadores realizarem o sonho da casa própria.