Pavimentando o futuro

  • JOSÉ FERNANDO

Neste período de distanciamento social e pandemia mundial, estão em andamento acelerado as obras de pavimentação da rodovia MG10, trecho Conceição do Mato DentroSerro, os últimos 26km, ligando de forma definitiva as tricentenárias cidades de Conceição do Mato Dentro, Serro e Diamantina, dentro da Estrada Real. Este asfalto unirá também dois importantes circuitos turísticos; o da Serra do Cipó ao dos Diamantes, além de ligar as regiões do Alto Jequitinhonha ao Médio Espinhaço.

Esta obra descortinará um cenário imenso de possibilidades e oportunidades para o desenvolvimento do turismo pós-pandemia, lembrando que em todo o mundo é consenso que a retomado do turismo se dará em destinos internos, de forma regionalizada, com as pessoas conhecendo um pouco mais as belezas e histórias que as circundam. É importante ressaltar que essa parte da Minas tricentenária é privilegiada em atrativos naturais, culturais, históricos, arquitetônicos, ecológico e religioso. Tudo isso apenas dentro dos circuitos turísticos da Serra do Cipó e dos Diamantes, onde estão localizados os parques Nacional da Serra do Cipó, o Estadual da Serra do Intendente e o Municipal do Tabuleiro, todos eles compreendidos dentro da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, tombada pela UNESCO.

Esses parques desempenham importantíssimo papel tanto na preservação da fauna e da flora, das inúmeras belezas naturais, assegurando para a posteridade a integridade das muitas preciosidades existentes no maciço do Espinhaço. Nesta região estão nascentes que se juntam, alimentam e revigoram quatro importantes bacias hidrográficas de Minas Gerais e do Brasil: a do São Francisco, do rio Doce, do Santo Antônio e do rio Jequitinhonha, que nasce no Serro. É também em Conceição do Mato Dentro que está a nascente do rio Santo Antônio, principal berçário do Rio Doce e que contribui, após o rompimento da barragem de Fundão, para a regeneração da vida em seu leito.

Este asfaltamento abrirá ainda a possibilidade da criação de novos roteiros turísticos, integrando os programas culturais com os passeios às belezas naturais, aos atrativos históricos e religioso. Todos esses destinos turísticos ficarão ligados também ao Aeroporto Internacional de Confins, que está a apenas 65km da Serra do Cipó e 120km de Conceição do Mato Dentro.

Meu pai, José Aparecido de Oliveira, considerava a MG10 a espinha dorsal do desenvolvimento de toda uma região que, no passado, proveu o desenvolvimento do Brasil-Império e da Coroa Portuguesa e que sofreu processo de empobrecimento ao longo do tempo. A consolidação dessa obra vem agora dar novas perspectivas de desenvolvimento e do turismo para essa importante região de Minas Gerais, encurtando caminhos, diminuindo distâncias e aproximando pessoas.

*José Fernando Aparecido de Oliveira é prefeito de Conceição do Mato Dentro