Notas curtas: leia as entre linhas da edição 808

05/05/2024

Excluída
O número de pessoas infectadas pela dengue em Itabira já ultrapassa a soma de 30 mil. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na quarta-feira (17), a cidade registrou 31.424 notificações, 22.547 casos em investigação e 25 óbitos, sendo 9 confirmados. E esses números, que colocam Itabira na terceira posição no ranking da doença no estado, não foram suficientes para o município comprovar a necessidade da vacina. Ou seja, a cidade está excluída.

Estratégia
Pode até ser cansativo, mas ano eleitoral tem as suas vantagens. As inaugurações de obras e serviços da Prefeitura travados durante todo o mandato, começam a pipocar por toda a cidade. Até o tão esperado Posto de Coleta de Sangue já tem data para sair. Segundo o vereador Marcelino Guedes, o novo serviço, que vai funcionar nas dependências do Hospital Carlos Chagas, será inaugurado ainda neste mês de abril.

Estratégia II
Mas o povo não vive só de doar sangue. Uma boa forma de atrair os olhares dos eleitores é enfeitando a cidade. Com a inauguração das diversas praças que ficaram interditadas por quase três anos, a Prefeitura está cumprindo bem esse papel. Algumas receberam maquiagem leve, mas que agradam os olhos de quem estava sentindo falta do espaço para levar as crianças.

Cortando o mal pela raiz
O prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores Santos (PSD), foi processado porque precisou fazer o serviço que a Câmara deixou de fazer. No recurso, ele explicou que o Poder Legislativo não fez a revisão anual dos subsídios dos agentes políticos previsto em lei e para evitar prejuízo à classe, o Executivo corrigiu o erro por meio de decreto. O Tribunal de Justiça entendeu a apelação e manteve a correção dos salários do prefeito, do vice-prefeito e secretários, não deixando margem para uma nova moda.

Canetada
Em contrapartida, a Câmara está sendo interpelada por ter aplicado a correção aos salários dos vereadores fora dos prazos legais.