Arrependimento
O ex-líder do governo na Câmara, vereador Weverton Vetão, não teve receio ao dizer na tribuna do Legislativo que se arrependeu de ter andado com o prefeito, a quem defendeu por quase três anos. “Estou arrependido de ter ajudado ele”, afirmou. Além de acusar Marco Antônio Lage de mentir, o vereador revelou os riscos que Itabira está correndo de perder investimentos apenas por picuinha do prefeito. “O prefeito não tem comprometimento com suas palavras”, disparou.
Decepção
Entre os motivos citados por Vetão que o fizeram mudar de opinião sobre o governo, estão a falta de investimento na Unifei, a falta de investimento na Apae, o fechamento de escolas na zona rural, o plano de cargos e salários dos servidores discriminatório, que deixou categorias mais humildes de fora e outros.
Falta de prestígio
A pergunta que não quer calar: mesmo sendo um dos municípios com maior problema para cercar a dengue, porque Itabira não está conseguindo a vacina e nem o fumacê? O governo garante que já enviou toda documentação necessária ao órgão estadual de Saúde, mas a resposta não vem.
Arboviroses
Os números de casos de dengue estão aumentando em Itabira. De terça-feira (6) para quarta-feira (7) foram registradas 356 novas notificações. Confirmados já passam de 2,1 mil. Segundo informações da Prefeitura, a cidade está preparada para atender os pacientes. O que ninguém fala é sobre zika e chikungunya, outras arboviroses, nem mesmo os boletins trazem essas notificações e tem pacientes de PSF garantindo que testaram para estas doenças em Itabira.
Promessas em 2020 e 2024
Quase 10 mil alunos da rede municipal de ensino de Itabira, entre estudantes da educação infantil, creche e ensino fundamental, retornaram às aulas neste dia 6 de fevereiro, em cerca de 30 escolas municipais e muitas delas em obras ou com necessidades de reformas. De acordo com as publicidades veiculadas pelo governo, neste último ano de gestão, 2024, a comunidade escolar contará com “prédios reformados, merenda saudável, laboratórios de ciências, mesas digitais, kits de robótica, inclusão, oportunidades de recomposição de aprendizagem e oportunidades de novos saberes”, promessa das eleições em 2020.