Líder do governo
Depois de dois anos representando o Executivo na Câmara, o vereador Juber Madeira Gomes (PSDB) finalmente começará a se dedicar mais à sua própria legislatura. O papel de porta-voz do governo no Legislativo deverá ser assumido agora pelo ex-presidente da Câmara, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB). Na última sessão ordinária da Câmara, os colegas já o tratavam de futuro líder do governo.
Uma prefeita para Itabira
Única vereadora na bancada legislativa da cidade, Rosilene Félix (MDB) não tem poupado críticas ao governo e nem perdido tempo para entrar de cabeça nos polêmicos assuntos em defesa da cidade. Os discursos firmes e geralmente bem articulados apontam para uma projeção, ou pelo menos, uma pretensão de escalada na política. Em suas redes sociais, a emedebista tem feito inclusive os seus seguidores refletir sobre o motivo da cidade, com uma massa considerável feminina, ter uma representação eletiva tão pequena. Porque apenas uma vereadora entre 17 e porque nunca o itabirano elegeu uma mulher prefeita?
Denúncia
Secretários e vice-prefeito de Itabira terão que devolver R$ 300 mil para os cofres públicos da cidade referentes a valores recebidos indevidamente sobre seus salários. O cálculo foi publicado pelo vereador Neidson Freitas (MDB), que usou suas redes sociais para confirmar que sua denúncia, que acusou os agentes políticos de terem recebido reajuste ilegal em 2021, estava certa. O vereador contou que após formalizar a denúncia no Ministério Público, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) suspendeu o valor que estava sendo pago a mais, em dezembro de 2022. “Essa nossa ação vai gerar economia de mais de meio milhão por ano aos cofres públicos, mas isso não basta. Vamos exigir agora a devolução do dinheiro pago”, diz Neidson Freitas em vídeo publicado na rede social.
Privilégio
Apesar do atual prefeito de Itabira apreciar tanto a mão de obra de forasteiros para ocuparem os principais cargos de liderança no município, ele também está demonstrando que quem atuou no governo Damon de Sena pode ter uma ‘vezinha’ no seu governo. Não é difícil encontrar um ex-comissionado de volta aos serviços da administração em cargos privilegiados. Esse é o caso do eterno candidato itabirano, Elias Lima. O nome dele foi publicado no último dia 17, no Diário Oficial do Município, para ocupar o cargo de assessor de diretoria da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb). Nos resta desejar que sua estadia traga frutos para a cidade.