Entre linhas Folha Popular

Três mil óbitos em 24h
Pela primeira vez desde o início da pandemia, há 12 meses, o Brasil superou, na terça-feira (23), a marca de 3.000 mortes em um só dia, foram 3.158 óbitos em 24h. No mundo, apenas os Estados Unidos haviam atingido esta marca, tendo registrado 4.470 mortes em 11 de janeiro.
No seu pior momento, o Brasil também contabilizou 84.996 casos, o quarto maior valor observado. Assim, o país chega a 298.843 óbitos e a 12.136.615 infecções pelo coronavírus desde o início da crise.

É gravíssima
“A situação é gravíssima e pede urgência. Com auxílio da equipe do Albert Einstein enxergamos essa oportunidade de parceria em transformar o hospital de São Gonçalo em retaguarda contra a Covid-19. Estamos contando com o apoio da Vale e nosso intuito é de que isso saia do papel com urgência urgentíssima. O sistema está em colapso e precisamos aumentar a oferta de tratamento para esses pacientes”, declarou o prefeito Marco Antônio Lage, após encontro em São Gonçalo no dia 22.

Impostômetro
Itabira poderá ganhar o painel conhecido em São Paulo como “impostômetro”. Por meio dele, se for aprovado pela Câmara e instalado pela Prefeitura, será possível acompanhar em tempo real a arrecadação de todos os impostos municipais, inclusive estacionamento rotativo, taxa de coleta de lixo e água, e os estaduais e federais que entram nos cofres do Município de Itabira. A proposta foi lida na sessão do dia 23 de março e é do vereador Marcelino Guedes (PSB).

Fura-fila
O Ministério Público de Itabira está apurando o furto de vacina na Gerência Regional de Saúde de Itabira, entidade que representa 25 municípios da microrregião. A Assembleia Legislativa também investiga, por meio de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), denúncia de fura-filas na Secretaria de Estado de Saúde, envolvendo também pessoas de cargos de gestão nas GRSs do estado, inclusive em Itabira.

Fura-fila II
A denúncia de fura-fila tem provocado demissões de secretários de Saúde em várias cidades de Minas Gerais, inclusive do próprio secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, exonerado no dia 11 de março. Sua parta teria vacinado, de forma irregular, mais 500 servidores em várias cidades de Minas, conforme apura a CPI da Assembleia.

Fura-fila III


Em Santa Maria de Itabira, a secretária de Saúde, Janaina Batista (foto), foi uma das que tomaram a vacina e publicou fotos em redes sociais com a frase “Dose de esperança”, contudo, ela é formada em fonoaudiologia e exerce função de gestão da Secretaria de Saúde da Prefeitura, o que não a classifica como grupo prioritário, pelo menos assim é entendido e seguido por muitas prefeituras de cidades de Minas e do Brasil. A reportagem do Folha Popular solicitou informações ao setor de Comunicação da Prefeitura no dia 13 de março, mas ainda não obteve respostas. Nas redes sociais, não faltam questionamentos.

“Aqueles que renunciam à liberdade em troca de promessas de segurança acabarão sem uma nem outra”
George Orwell

Publicado na edição 730 do Folha Popular (25 de março)