Entre linhas do Folha Popular

Alianças
O deputado estadual itabirano e pré à reeleição, Bernardo Mucida, está fazendo dobradinha com o ex-vereador e pré-candidato a deputado federal monlevadense Gustavo Nasser. Na terça-feira (21), eles se reuniram em Monlevade para oficializarem a aliança e lançamento dos nomes para as prévias partidárias.
Com casa cheia, os políticos ressaltaram, como todos os outros, a importância da representatividade nos legislativos estadual e federal para conquistas de verbas.
O também pré-candidato a estadual, ex-prefeito João Izael Querino Coelho, adversário direto de Mucida em Itabira, segue com seus movimentos para se fortalecer. Para isso, nos bastidores, especula-se aliança com o vereador Neidson Freitas, que colocou seu nome como pré-candidato a deputado federal.

Pulverização eleitoral
As eleições gerais estão se aproximando e cada vez mais longe fica o sonho do itabirano de ver a cidade representada de uma só vez na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e na Câmara dos Deputados. Uma vasta lista de pré-candidatos aos parlamentos mineiro e federal já se lançaram no município. A experiência mostra que a divisão de votos tem sido a principal barreira encontrada para se alcançar a representatividade dos itabiranos. As manifestações de postulantes à cadeira para deputado estadual são quatro e outros quatro querem vaga para federal. E para piorar, Itabira se tornou pouso certo para os paraquedistas, que não são poucos.

Boicote aos covardes
Vereadores de Itabira querem promover um boicote aos agressores de mulheres. De autoria do vereador Luciano Sobrinho, a lei propõe ao Município vetar infratores da Lei Maria da Penha na nomeação para cargos de confiança. Contudo, uma lei municipal semelhante já existe e uma cópia não cairia bem.

Justiça
Uma decisão inédita do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT/MG) acendeu um alerta contra a farra das empresas de transporte coletivo. Desembargadores da 11ª turma do TRT-MG, reconhecem o acúmulo de funções para um motorista de transporte coletivo que atuava também como cobrador, obrigando a empresa a acrescer seu salário e todos os ganhos financeiros, em 10%. A decisão judicial, no mínimo, vem servir de alerta para os patrões que só querem ganhar. A expectativa é de que essa decisão se estenda à classe em todo o país.

É muita honraria
Os vereadores de Itabira andam atarefados no último mês. O povo reclama da falta de trabalho por parte deles, mas os parlamentares toda terça-feira estão lá, votando uma quantidade insana de projetos de homenagem. Somente na sessão ordinária do último dia 19, foram 18 projetos de concessão de honrarias. E não passou uma terça que a pauta não se destacasse pela titularização.

Publicada na edição impressa 763 do dia 29 de julho 2022