Entre linhas da edição 805 do Folha Popular

Ainda no páreo
As redes sociais amanheceram fervilhando nesta quarta-feira (5). O assunto quente do momento era a condenação do ex-prefeito João Izael Querino Coelho. Mas a notícia que pode ter deixado uns e outros candidatos “felizes” logo perdeu pressão. Apesar de estar sendo cobrado para devolver mais de meio milhão de reais, somando juros e correção, a sentença não tirou o homem da corrida pela Prefeitura nas eleições deste ano. Os autos processuais não citam se ele poderá recorrer da sentença, mas, com certeza, se puder, ele não perderá a chance e ainda poderá usar a acusação a seu favor.

Convocação como homenagem
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), a única vereadora na Câmara Municipal de Itabira, Rosilene Félix Guimarães “Rose Félix” usou a tribuna e numa homenagem a elas fez um apelo enfatizando a necessidade e a importância da mulher ocupar espaços de representatividade. Ela foi contundente ao afirmar que é na política que as coisas acontecem e é onde a figura feminina, que é maioria na população, está em falta. “Nós mulheres somos a maioria da população, mas a maioria dos cargos políticos não são ocupados por nós. Esta semana comemoramos o Dia Internacional das Mulheres e cumprimento a todas, fazendo um apelo: “mulheres, é na política que as transformações acontecem”.

Mulheres em destaque
Numa apresentação curta, a vereadora deixou seu recado de como a classe feminina poderá fazer as transformações que tanto almejam. “Será que nós mulheres conseguimos contribuir para fazer uma cidade mais humana? Será que conseguimos transformar a saúde e a educação, que são o alicerce de uma cidade? Porque podemos estar em maioria nos serviços de saúde, trabalhando como enfermeiras ou agentes de saúde, ou nas escolas como educadoras e não podemos atuar diretamente na governabilidade do nosso município?”

Destravando
Finalmente, mais de um mês após retornar do recesso parlamentar, a Câmara Municipal poderá retomar efetivamente aos trabalhos legislativos. Em uma segunda sessão extra, o plenário garantiu o destrancamento da pauta, ao apreciar os vetos restantes às emendas aos projetos de lei que tratam dos cargos e salários dos servidores públicos. A oposição sambou na cara do prefeito Marco Antônio, impondo a ele o que foi chamado pela imprensa local de “a maior derrota do Executivo”. Seis dos sete vetos aos projetos foram derrubados.