Mercado
Os consumidores estão otimistas com a chegada abrupta de grandes seguimentos do setor supermercadista, como os atacarejos Mart Minas e Villefort, inaugurados em Itabira e em breve, as duas marcas, taambém em João Monlevade, onde as negociações e obras já acontecem. Por outro lado, os tradicionais hiper e supermercados, buscam soluções para evitar a extinção, valendo nesta savana até mesmo a fusão de marcas, que devem ser anunciadas já já.
Às compras
Segundo dados de pesquisa Data-MG na região, entre outubro e novembro, os consumidores têm o forte hábito de migrar para outras cidades para efetuarem suas compras. Em Bom Jesus do Amparo, 67% preferem comprar fora, sendo que destes, 46% optam por Itabira. Em Passabém, a preferência de 68% é por Santa Maria de Itabira. A pesquisa aponta também a preferência dos consumidores de Santa Bárbara, sendo que 17% preferem Belo Horizonte. O números tendem a mudar com os atacarejos em Itabira e Monlevade.
Cargos
A Câmara Municipal de Itabira deve deixar de gastar cerca de R$ 2 milhões em 2020 com a extinção de 48 cargos comissionados. O projeto atende a recomendação do Ministério Público Estadual, devendo ser aprovado nas próximas sessões. Por outro lado, a Câmara pretende preencher parte destas vagas realizando concurso público, previsto para o próximo ano. A proposta seria de abrir 21 novas funções para atender o Legislativo.
Dia 1º de dezembro
Neste domingo, 1º de dezembro, é lembrado o Dia Mundial da Luta Contra a Aids e um dado preocupante mostra que as pessoas estão deixando de lado o uso de preservativo nas relações sexuais. Prova disso, é o “ressurgimento” em níveis preocupantes de uma doença que se espalhou lá atrás, com a proliferação dos prostíbulos, e que agora volta ao radar dos boletins médicos: a sífilis, doença tida como porta de entrada para surgimento de novos casos também de Aids. Matéria na página 3 mostra a atual realidade em Minas.
Itabira/Nova Era
A estrada Itabira a Nova Era (MGC-120), que ficou por décadas sem devida pavimentação, ganhou asfaldo em 2006 e virou problema para as autoridades e motoristas devido a iminentes riscos de acidentes. Com a pavimentação, cresceu o tráfego de carretas que antes passavam por São Gonçalo do Rio Abaixo e João Monlevade para acessar o Vale do Aço. Com o fluxo pesado, e motoristas apressadinhos, subiu também drasticamente o registro de graves acidentes na MGC-120. Uma audiência pública em Itabira, dia 21, rendeu pedidos aos governos de Minas e Federal.