Proposta da mineradora e descaracterizar a barragem construída a montante neste ano
A Vale avançou, neste mês de junho, para nova etapa preparatória das obras de descaracterização do Dique Minervino e Cordão Nova Vista, do Sistema Pontal, em Itabira. Nesta fase será construída uma bacia que reduz a velocidade da água e dá o destino adequado (Sump). O objetivo da medida é reduzir eventuais impactos das cheias no reservatório do dique, aumentando a segurança da estrutura e do Sistema Pontal.
As obras serão executadas em horário comercial e contarão com monitoramento da qualidade do ar, ruído e vibração, além de ações para esclarecimento das comunidades.
A previsão é que, neste ano, cerca de 45 empregos, a maioria da região, devem ser gerados pela atividade. A eliminação de todas as estruturas construídas a montante no Brasil é um compromisso da Vale, além de atender às legislações federal e estadual vigentes sobre segurança de barragens.
Em Itabira, metade das 10 barragens deste tipo já foram eliminadas e a previsão é a conclusão de mais uma em 2023 (Dique 2/Sistema Pontal).