Obras complementares de pavimentação entre Conceição e Serro têm início

Intervenções abrangem asfaltamento de 25 quilômetros e melhoramentos em outros 33 quilômetros da MG-010

As obras complementares de pavimentação da rodovia MG-010, entre Conceição do Mato Dentro e Serro, foram iniciadas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Serão asfaltados 25,5 quilômetros, na parte central do trecho, e executados melhoramentos e serviços pontuais nos outros 33 quilômetros já pavimentados.

Na avaliação do diretor-geral do DER-MG, Fabrício Torres Sampaio, as intervenções na MG-010 vão promover a integração e o desenvolvimento regional, facilitando o acesso a Diamantina e servindo como nova alternativa de via pavimentada para quem se desloca da região em direção à capital. “A finalização dessa obra representa melhorias importantes para a nossa infraestrutura, por se tratar de uma rodovia emblemática, espinha dorsal de uma região importante e com grande vocação turística. As intervenções trazem mais eficiência, maior capacidade de tráfego e segurança para motoristas e moradores”, destaca.

Atualmente os trabalhos estão na fase de limpeza e de terraplenagem. O projeto prevê, além da pavimentação, a execução de 12,2 quilômetros de drenagem e de sinalização vertical e horizontal no trecho já pavimentado. Também serão contemplados o alargamento e a restauração de quatro pontes sobre os córregos Campinas, Zalu, Passa Sete e Pedras I.

Os custos para execução desta fase da obra são da ordem de R$ 45 milhões, viabilizados por meio de convênio entre o DER-MG, a empresa Anglo American Minério de Ferro Brasil e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A conclusão dos trabalhos está prevista para os próximos 18 meses.

A obra entre Conceição do Mato Dentro e Serro teve um trecho executado em 2012, quando foram asfaltados 22,92 quilômetros compreendidos entre a Vila Deputado Augusto Clementino e Serro, e também entre o distrito de São Sebastião do Bom Sucesso e Conceição do Mato Dentro. Outros dez quilômetros haviam sido pavimentados em outra etapa. No total, o trajeto entre os dois municípios tem 58 quilômetros.

Acesso Inhotim

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a ligação entre o Inhotim e a rodovia MG-040 também segue dentro do cronograma previsto pelo DER-MG. No trecho de 3,55 quilômetros será construída uma ponte sobre o Rio Paraopeba e travessia sobre a Ferrovia MRS, com 239 metros de extensão, e também um acesso ao Hospital Municipal, em Brumadinho, fazendo um contorno na cidade.

Os trabalhos nesta obra estão concentrados na limpeza do trecho e na concretagem dos tubulões que fazem parte das fundações das pontes e viadutos. Os investimentos são da ordem de R$ 50 milhões, valor que envolve obras, desapropriações e edificações de viadutos e ponte. O empreendimento começou a ser executado na primeira quinzena de março e deve ser concluído em 18 meses.

A obra vai facilitar a conexão da MG-040 com o Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo e sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, e desafogar o trânsito na área central de Brumadinho. Além de turistas e moradores da cidade, também serão beneficiadas as populações dos municípios de Mário Campos, Ibirité, Sarzedo, Bonfim e Rio Manso.