Presidente do Metabase, André Viana e o presidente da Vale, Gustavo Pimenta nas dependência da Vale em Itabira
3/12/2024 – Depois de Itabira ter sido colocada a escanteio por um longo período, a escolha da cidade como local preferencial para o primeiro Encontro 360 pelo novo presidente da Vale, Gustavo Pimenta, reacendeu a esperança da população em relação à mineradora, e devolveu aos itabiranos o sentimento de pertencimento e inclusão no processo de desenvolvimento de uma das maiores empresas do Brasil.
O discurso do executivo, ressaltando a relevância histórica de Itabira na fundação da mineradora, reposiciona a cidade como protagonista desse cenário.
Gustavo Pimenta esteve em Itabira no último dia 26, acompanhado por membros da diretoria executiva para realizar o seu primeiro Encontro 360. O evento é realizado presencialmente com um grupo de trabalhadores e transmitido ao vivo para unidades da mineradora em todo o mundo. Esse bate-papo acontece periodicamente em cada vez em uma cidade onde a empresa opera.
A escolha de Itabira para sediar o primeiro encontro do novo presidente, num momento em que a Vale se prepara para suspender as atividades em sua mais tradicional mina, a Cauê, estava faltando para renovar as esperanças do itabirano. Apesar de não ter feito qualquer promessa, a sua ação como mineiro que é, mostrou uma valorização do berço da empresa.
“Estar em Itabira-MG, onde a Vale nasceu há 82 anos, para o meu primeiro Encontro 360 como CEO, foi uma experiência emocionante e inspiradora. Revisitar nossas origens me conectou profundamente com a responsabilidade que temos de construir o futuro”, escreveu Gustavo Pimenta na sua página do Linkedin, que recebeu uma série de curtidas imediatamente.
Itabira também foi destaque na fala do presidente durante o discurso de abertura do evento. Suas declarações soaram como brechas para os governantes locais se posicionarem na busca de um diálogo franco com a mineradora sobre a exaustão do minério no município e buscar projetos de sustentabilidade pós-mineração.
“É um momento muito bacana por estar fazendo o meu primeiro 360 aqui. Foi muito intencional quando a gente discutiu onde seria, de que queríamos vir para onde tudo começou”, comentou o presidente ao discursar.
Ele falou do seu interesse pela história de criação da Vale até mesmo para planejar o seu futuro. “Tem uma página que tenho estudado muito a história da Companhia que nos ajuda a entender de onde a gente veio, para onde a gente vai. Tem um arquivo espetacular que precisamos estudar”, propôs ele, frisando; “a responsabilidade de seguir com as pessoas que passaram antes da gente. São legados positivos”.
Gustavo Pimenta falou de suas propostas para a empresa, dos planos para tirar a Vale da dependência do mercado Chinês e da diversificação do seu portfólio para isso. Ele foi categórico ao afirmar que a Vale não ficará dependendo da condição da China – principal cliente das mineradoras-, para manter o seu equilíbrio financeiro e projeção no mercado. Em meio à crise do preço do minério de ferro, o executivo estabelece a diversificação do portfólio da empresa a partir de investimentos em outras commodities, como o cobre e o níquel por exemplo.
O sucesso desse plano dependerá das entregas a cada ano, apoiadas em três pilares fundamentais: um portfólio superior de produtos, evolução cultural e ser um parceiro confiável.
Queremos não apenas aumentar a produção de minério de ferro de alto teor, mas também expandir nossa oferta em metais de transição energética, particularmente o cobre.
A empresa também quer recuperar o crescimento e confiança e admiração das pessoas, perdidos com a tragédia de Brumadinho.
“É muito comum escutar ‘bater na Vale dá votos’. Precisamos virar esse jogo para escutar: Elogiar a Vale dá votos. Meu sonho é dizer um dia assim. Eu prefiro a Vale aqui”.
Em Itabira, Gustavo Pimenta cumpriu uma extensa agenda. Depois de se reunir com os trabalhadores, visitou áreas de operação na Usina do Cauê, recebeu o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e por último, o prefeito Marco Antônio (PSB) para tratar pautas de investimentos em projetos sustentáveis na cidade.