Foto: Reunião no Cras Central
Já está em funcionamento um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em Itabira. Chamado de Cras Central, a unidade é a quinta implantada pela Prefeitura. Com o novo equipamento, Itabira tem unidades do Cras em quantidade suficiente para referenciar 100% de suas famílias em vulnerabilidade social.
O novo Cras foi instalado no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) – ao lado do edifício sede do Executivo, no Centro. A seção atende a 23 bairros e localidades.
Ronaldo Magalhães, prefeito de Itabira, destacou que políticas de assistência social compõem prioridades de seu governo.
“A implantação do Cras Central representa mais um marco histórico de nossa gestão, haja vista que agora as unidades do Cras alcançam 100% de cobertura municipal, isto é, todos os territórios de Itabira possuem um serviço de referência. Considerando as vulnerabilidades e riscos sociais de tantas famílias e indivíduos, assumimos um compromisso de implementar e aprimorar programas, projetos e ações que vão de encontro às necessidades da população”.
Encontro com lideranças
A SMAS reuniu na quarta-feira (28), líderes comunitários e representantes de outros grupos sociais que atuam na área de abrangência do Cras Central. O encontro serviu para identificar os serviços oferecidos, projetos sociais e voluntariado, a fim de mapear uma rede de referência.
“O objetivo é oferecer um atendimento melhor às famílias atendidas”, ressaltou Maria Marli de Oliveira, secretária de Assistência Social. Os dirigentes discutiram também uma agenda de encontros no intuito de difundir e fortalecer as ações do Cras e seus parceiros.
Secretária-administrativa do Grêmio Esporte Clube, Aline Rejane da Silva classificou o encontro como proveitoso. “Eu não sabia a fundo o que fazia o centro de referência. Tudo que tem por finalidade a melhoria social e a assistência ao ser humano é viável e deve ser fortalecido”, defendeu.
Porta de entrada
O Cras possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social. “É uma porta de entrada para uma rede socioassistencial”, explica Marli Oliveira.
O equipamento é destinado à população que vive em situação de vulnerabilidade, acesso precário aos serviços públicos, bem como fragilização de vínculos afetivos. Por exemplo, o espaço recebe famílias que começam a ser acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de forma particularizada ou coletiva.
Veja onde estão localizadas as unidades do Cras de Itabira:
CRAS SANTA RUTH
Rua José Luiz Gonzaga, 1005, Santa Ruth.
Telefone: (31) 3839-2533
E-mail: cras1itabira@hotmail.com
CRAS JARDIM DAS OLIVEIRAS
Rua Diamantina, 47, Jardim das Oliveiras
Telefone: (31) 3839-2534
E-mail: cras2itabira@gmail.com
CRAS PEDREIRA
Rua Pintassilgo,264, Pedreira
Telefone: (31) 3839-2535
E-mail: craspedreira2011@yahoo.com.br
CRAS Gabiroba
Rua dos Engraxates, 330, Gabiroba
Telefone: (31) 3839-2886
E-mail: crasgabiroba@yahoo.com.br
CRAS Central
Avenida Carlos de Paula Andrade, 135,
Centro
Telefone: (031) 3839-2078
E-mail: crascentralitabira@yahoo.com
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.