Novas tecnologias mudam comportamento do consumidor moderno

As mudanças que as novas tecnologias estão provocando na rotina das pessoas foi o assunto discutido durante a palestra “Varejo 4.0: A Revolução Silenciosa do Varejo Moderno!”, no Café Empresarial promovido pela Acita – Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira em parceria com o Sebrae/MG, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais.. Muitos empresários e empreendedores tiveram a oportunidade de ver como as relações de consumo e a forma de atender o cliente influenciam diretamente no momento da decisão de compra.

O palestrante Victor Mota Ferreira, referência no setor de gestão de pequenos negócios e gestão de processos. apresentou por meio de vídeos várias tecnologias e como elas podem influenciar no comportamento do consumidor. De acordo com Vitor Mota atualmente as tecnologias são criadas para facilitar o dia-a-dia. “A preocupação do mundo hoje, é como deixar as coisas mais fáceis e mais baratas. E tem uma galera que está fazendo coisas impressionantes”, afirmou.

Para o especialista as novas tecnologias vão fazer toda a diferença para o varejo em um futuro bem próximo. Vitor Mota apresentou, por exemplo, o diferencial que o Big Data, uma tecnologia de armazenamento de dados, pode contribuir para que o empresário conheça o seu público e crie campanhas específicas, aumentando as vendas e melhorando os relacionamentos. “Softwares de Big Data, são capazes de juntar dados que estão soltos na internet e estrutura-los para que sejam analisados”, explicou.

O poder das redes sociais como Instagram, Facebook e whatsapp para fortalecer as vendas do comércio também foi falado na palestra. De acordo com Vitor, atualmente é fundamental que as empresas estejam presentes nas redes sociais.

“As pessoas estão cada vez mais preferindo comprar on-line, que em lojas físicas”, disse. Por este motivo o fortalecimento da marca nas redes sociais pode favorecer as vendas pela internet.

Nos últimos três anos o e-commerce cresceu 51% nos Estados Unidos. Para o palestrante esses dados podem ser refletidos também no consumidor brasileiro.

De olho neste mercado o empresário Pires Pontes da Loja Pires criou no ano passado um site específico para vendas on-line, onde tem a oportunidade de vender os seus produtos para o mundo inteiro. Ele participou da palestra em busca de mais informações para implementar no seu negócio. “A palestra me mostrou que eu estou no caminho certo. Não tive muita dificuldade para iniciar no e-commerce, o investimento não é muito alto e o resultado compensa. O que vale é ter vontade de fazer, de realizar”, garantiu o empresário.