Instalação da Cemig custou R$ 8,7 milhões e vai aumentar a disponibilidade de energia na região e promete melhorar a confiabilidade do sistema elétrico
A Cemig já colocou em operação a Subestação Itabira 6, construída no bairro Vale do Sol (saída para Nova Era), no município de Itabira. Com investimento de R$ 8,7 milhões, a nova subestação tem capacidade para fornecer energia para mais 27 mil pessoas, e vai proporcionar maior qualidade no fornecimento de energia da região, além de possibilitar o atendimento à novas cargas no município e em Santa Maria de Itabira.
“Além de proporcionar melhoria da qualidade do fornecimento de energia à região, a Subestação Itabira 6 utiliza a tecnologia mais atual, garantindo confiabilidade e aumentando a disponibilidade de energia, com possibilidade de atrair novos empreendimentos e, consequentemente, gerar mais empregos à população”, diz o gerente de Expansão e Manutenção da Alta Tensão da Distribuição da Cemig, Paulo Clebicar.
Totalmente digitalizada, a subestação possui um sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção, que permite aos operadores realizarem, à distância, as intervenções necessárias nos equipamentos de alta tensão. Isto reduz o tempo de interrupção, em caso de falhas ou ocorrências acidentais no sistema elétrico.
Para melhor aproveitamento da capacidade de carga da nova subestação, estão sendo realizadas diversas obras no município, para readequação dos circuitos de distribuição que compõe a rede elétrica da cidade. “Serão ao todo quatro alimentadores de 13,8 kV que atenderão as empresas e residências de Itabira e Santa Maria de Itabira, trazendo benefícios importantes à população, como o fornecimento de energia com mais confiabilidade e rapidez no restabelecimento”, explica o gerente de Expansão e Manutenção Preventiva da Média e Baixa Tensão da Distribuição, Carlos Augusto Valentim.